Futebol/Campeonato Brasileiro – (02/09/2006 20:05:30)
Inter vence Flamengo de virada e encosta no São Paulo
Rio de Janeiro (RJ) – O Internacional conquistou uma vitória de virada sobre o Flamengo na noite deste sábado e assumiu a vice-liderança provisória do Campeonato Brasileiro. Depois de um fraco desempenho no primeiro tempo, o Colorado mudou sua postura na segunda parte do compromisso e assegurou o placar de 2 a 1 no Maracanã, agravando a situação do Rubro-negro na tabela.
Apesar de a primeira etapa ter sido sem emoções, os donos da casa conseguiram abrir o placar aos 39 com um gol de Obina. No entanto, durante o intervalo do confronto, o técnico Abel Braga desfez o esquema com três zagueiros sacando Ediglê para a entrada de Michel. A mudança surtiu efeito. Em dois pênaltis, aos 12 e aos 14 minutos, Fernandão decretou a vitória do melhor da América.
Com o resultado positivo, o Inter chegou aos 37 pontos no Brasileirão, encostando no líder São Paulo , que soma 39 e entra em campo domingo para enfrentar o lanterna Santa Cruz. Já o Flamengo segue com 24, na 17ª colocação, às portas da zona de rebaixamento. Como o complemento da rodada ainda tem jogo entre Corinthians e Ponte Preta, o Rubro-negro inevitavelmente descerá para a área da degola do campeonato no domingo.
Depois da derrota, que gerou bastante protesto por parte da torcida carioca, o time de Ney Franco busca sua recuperação no próximo domingo, dia 10, quando tem agendado o clássico contra o Botafogo, no Maracanã. Já o Internacional entra em campo no mesmo dia para receber o Atlético-PR, no Beira-Rio.
O jogo:
Mesmo com a necessidade da vitória, as duas equipes demoraram a mostrar serviço no jogo. Os primeiros minutos do duelo foram marcados por erros de passe e falta de emoção. O Flamengo só conseguiu chegar com perigo à meta de Clemer aos 19 minutos de bola rolando, quando Obina aproveitou jogada aérea e cabeceou livre. Mas o arqueiro colorado se esticou todo para fazer excelente defesa.
O lance acordou os visitantes, que responderam no minuto seguinte. Iarley desceu pela direita e passou com precisão para Ceará, dentro da área, mas o arremate do ala saiu para fora. Depois das jogadas dos dois lados, a partida voltou a perder emoção. Com parte da torcida cobrando por um melhor futebol, o Rubro-negro enfim se soltou nos instantes finais da etapa e conseguiu abrir o placar.
Aos 38, Renato Augusto fez ótimo passe para Obina, que bateu forte. A bola ainda desviou em Ediglê antes de enganar Clemer e estufar as redes do Colorado. Com a euforia do gol, o Flamengo seguiu partindo para cima dos visitantes. Depois de cobrança de escanteio, Obina subiu sozinho no meio da área, mas cabeceou para fora, na última boa jogada da etapa.
Com a desvantagem no placar, o técnico Abel Braga mudou sua equipe no intervalo, abrindo mão do esquema com três zagueiros. Ediglê deixou o campo para a entrada de Michel. Já no Flamengo, Júnior assumiu o posto de Léo Medeiros, contundido.
A tônica da partida mudou completamente na segunda etapa. O Colorado melhorou em campo e impôs um ritmo arrasador aos donos da casa. Depois de bobeada de Juan no meio-campo, Adriano tocou para Fernandão encaixar ótimo passe para Iarley, que foi derrubado na área por Paulinho. O árbitro Heber Roberto Lopes anotou pênalti, que foi convertido por Fernandão.
O Flamengo respondeu no minuto seguinte, quando Obina deixou Walter Minhoca na cara do gol, mas o atacante desperdiçou chance incrível. Em um ritmo acelerado, o Inter conseguiu virar o marcador. Adriano invadiu a área dos donos da casa e sofreu o tranco de Marcelinho. O árbitro apontou novamente para a cal. Fernandão, com tranqüilidade, cobrou o segundo pênalti do jogo e colocou os visitantes em vantagem.
A partir da virada, o Flamengo se desesperou e foi para o ataque. Ney Franco, inclusive, sacou o lateral Juan para a entrada de Fabiano Oliveira, mas o time não conseguiu reverter o placar.