Apesar de o adversário ter feito uma ótima partida, o São Paulo conseguiu virar o jogo em cima do Paraná (3 a 2), nesta quinta-feira, no Morumbi. Com o resultado, o Tricolor paulista chegou a 37 pontos, abriu cinco pontos do vice-líder e garantiu o título simbólico do primeiro turno.
Nas três primeiras edições do Campeonato Brasileiro por pontos corridos, o campeão do primeiro turno também levantou a taça no final do ano (Cruzeiro, Santos e Corinthians). O dado estatístico deixa a torcida do São Paulo ainda mais esperançosa.
Aloísio, Leandro e Alex Silva marcaram os gols do time paulista. O Paraná tinha saído na frente com Beto e Leonardo, mas caiu de produção no segundo tempo. A entrada de Lenílson após o intervalo mais uma vez foi decisiva para o crescimento da equipe dirigida por Muricy Ramalho. O titular Danilo segue em má fase.
O Tricolor do Morumbi volta a jogar no domingo, contra o Flamengo, no Maracanã. No mesmo dia, o Paraná receberá o Juventude, no Pinheirão. O time curitibano permanece com 31 pontos e recebeu o primeiro cartão vermelho da competição (Beto).
O jogo
As duas equipes começaram o duelo se estudando. Em cobrança de escanteio, o Paraná acabou com as formalidades e abriu o placar. Beto mostrou grande domínio de bola dentro da área, onde encontrou o único espaço que tinha para bater no canto esquerdo de Rogério Ceni, aos cinco minutos de jogo.
O São Paulo não se abateu com a desvantagem no placar e empatou o jogo dois minutos depois. Em cobrança de falta, Júnior cruzou bola na área e Aloísio desviou, de cabeça, para o fundo das redes. A defesa paranaense reclamou bastante garantindo ter visto Fabão e também o centrovante são-paulino em condição de impedimento. Mesmo assim, o árbitro validou o gol: 1 a 1.
Após o empate, o São Paulo dominou a posse de bola. O Paraná marcava muito e saia bem nos contra-ataques. A habilidade dos jogadores de frente do Tricolor curitibano começou a aparecer também com a bola rolando.
Aos 22 minutos, o placar seria novamente alterado. Rogério Ceni soltou uma bola em chute de fora da área do Paraná. Após novo bate-rebate, Leonardo mostrou oportunismo para fazer 2 a 1 e calar a torcida são-paulina.
O São Paulo novamente não se abalou e foi em busca do resultado. Aloísio disparou e acabou puxado próximo da linha da área por Emerson. Rogério Ceni cruzou o gramado e ajeitou a bola. Após cobrança precisa, o goleiro Flávio fez defesa impressionante.
Aloísio fazia grande partida, mas o Paraná continuava chegando com perigo. Organizado taticamente e com rapidez no ataque, o time visitante seguiu dando trabalho no Morumbi. Cansada das atuações discretas do meia Danilo, a torcida pediu Lenílson.
Antes do término do primeiro tempo, o São Paulo teve grande chance de empatar, na primeira falha do goleiro Flávio. O camisa um saiu mal e deixou o gol livre. A cabeçcada do zagueiro Alex Silva passou por cima do gol.
O Paraná voltou do intervalo desfalcado de dois jogadores importantes, que se contundiram: Maicosuel e Leonardo tiveram de dar lugar a Sandro e Joélson.
O rendimento do São Paulo não melhorou e Muricy Ramalho finalmente decidiu mexer. Ele sacou Danilo e Souza para escalar Lenílson e Thiago. A torcida, que já tinha pedido a alteração no primeiro tempo, vaiou seu camisa 10.
A mudança deu resultado e a pressão foi grande. Aos 22 minutos, Lenílson fez grande jogada e achou Leandro, que mesmo tropeçando, conseguiu empatar o jogo usando o joelho.
O Paraná respondeu e foi para cima. Sandro fez linda jogada, mas Joélson perdeu gol inacreditável. A chance desperdiçada custou caro e a virada são-paulina saiu logo em seguida.
O escanteio foi cobrado rapidamente. Júnior cruzou de pé trocado e, após confusão na área, o zagueiro Alex Silva apareceu livre para fazer 3 a 2 e se redimir do gol contra que havia marcado na última rodada, no empate com o Cruzeiro. O time paulista continuou melhor e Lenílson, por pouco, não fez o quarto.