O Vasco obteve a sua quarta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Cruzeiro por 1 a 0 em partida disputada neste domingo, em São Januário, gol marcado por Ramon aos cinco minutos do segundo tempo. O resultado fez o clube carioca chegar aos 22 pontos ganhos e deixar o adversário estacionado nos 25 pontos.
A vitória do Vasco foi justa porque o time mostrou muito empenho para superar o trauma causado no meio da semana pela derrota ara o Flamengo na decisão da Copa do Brasil. Já o Cruzeiro teve uma tarde infeliz. Perdeu sua dupla de ataque ainda no primeiro tempo, já que Alecsandro saiu contundido e Gil foi expulso. No final do segundo tempo, o Vasco também perdeu Morais expulso, mas já não havia mais tempo para uma reação. Na próxima rodada, o Vasco vai encarar o Parana em Curitiba enquanto o Cruzeiro receberá o Santa Cruz no Mineirão.
O jogo – A partida começou debaixo de chuva e com muita movimentação. Logo no primeiro minuto, Faioli recebeu pela esquerda e chutou na rede pelo lado de fora. Aos cinco minutos, o Cruzeiro criou sua primeira jogada de perigo quando o zagueiro Éder falhou e a bola sobrou para Gil que arrancou em velocidade e concluiu para fora. Aos 10 minutos, Morais tabela com Andrade, mas o goleiro Fábio se antecipa e divide com o jogador vascaíno no momento da conclusão. A resposta mineiro veio rápida com Alecsandro que recebeu dentro da área, girou rápido e bateu com grande perigo para o goleiro Cássio.
A partida passou a ficar muito truncada no meio-campo mas o Cruzeiro jogava de forma mais objetiva e aos 14 minutos, Gil foi lançado nas costas da zaga vascaína e concluiu com grande perigo. Aos 23 minutos, o Vasco conseguiu organizar uma boa jogada de ataque e após cruzamento para a área, o zagueiro Luizão cortou parcialmente e Faioli chutou para fora. O Cruzeiro perdeu o atacante Alecsandro que recebeu uma entrada muito dura sw Andrade e foi obrigado a deixar o campo. Élber entrou em seu lugar. Logo depois, Gil agrediu Andrade com um tapa na cabeça e foi expulso de campo.
Aos 35 minutos, Faioli fez ótimo passe para Edílson que bateu de primeira e obrigou o goleiro Fábio a salvar o Cruzeiro com grande defesa. O Cruzeiro voltou para o segundo tempo com Fábio Santos no lugar de Leandro Bomfim e com a intenção de imprensar o Vasco contra seu campo apesar de ter um jogador a menos. Aos cinco minutos, o Vasco marcou o primeiro gol. Diego fez grande jogada pela esquerda e cruzou para Ramon entrar pelo meio e cabecear para as redes.
Sem outra alternativa, o Cruzeiro partiu para buscar o empate e aos 14 minutos, Élber cabeceou um cruzamento de Martinez mas a bola bateu em um zagueiro carioca e saiu. Aos 16 minutos foi a vez do goleiro Fábio brilhar em chute do volante Andrade. Ramon que já tinha cartão amarelo, escapou de ser expulso ao entrar de carrinho sobre Martinez, mas o árbitro paranaense Evandro Roman não tomou qualquer medida contra o jogador vascaíno que foi imediatamente substituído por Ernane.
O campo pesado e a desvantagem numérica fez o Cruzeiro encontrar cada vez mais dificuldades de chegar na defesa do Vasco que mantinha o controle da partida, fazendo uma forte marcação no meio-campo e tentando chegar ao gol em contra-ataque. Aos 35 minutos, Morais fez falta violenta, recebeu o segundo amarelo e foi expulso de campo. Nos últimos minutos, o Cruzeiro tentou pressionar em busca do empate mas o Vasco soube se defender bem e garantir a importante vitória.