Neste final de semana, a Secretaria de Estado de Esportes dá início às disputas pelos XXV Jogos Regionais Estudantis Mato-grossenses (Jorems), no período de 22 a 30 de julho, e Jogos Abertos Regionais (JARs), no período de 27 a 30, ambos realizados no município de Pedra Preta.
Juntos, os eventos irão reunir cerca de 1.000 atletas, representando os municípios de Pedra Preta, Rondonópolis, São Pedro da Cipa, Jaciara, Alto Araguaia, Alto Garças, Santo Antonio do Leverger, Barão de Melgaço e Itiquira, todos localizados na região sul do estado. Diferentemente dos Jogos Escolares, os jogos Estudantis são disputados por seleções com faixa etária até 17 anos, já os Abertos, como o próprio nome se refere, são abertos às seleções com faixa etária acima de 18 anos. Os jogos estudantis concentrarão as disputas pelas modalidades de futsal, basquetebol, voleibol, handebol e futebol, com exceção desta última modalidade, as demais também serão disputadas pelos jogos abertos.
A etapa que será sediada pelo município de Pedra Preta dará início a nova fase do calendário esportivo da Seel, onde os jogos Estudantis e Abertos passam a ser realizados de forma simultânea e regionalmente distribuídos de acordo com a nova divisão esportiva das regiões. Adotado a partir deste ano, o redimensionamento das regiões esportivas pretende minimizar os custos de grande parte dos municípios que precisavam percorrer grandes distâncias para competir nos municípios sedes. Um forte exemplo, era a situação do município de Rondolândia, que tinha que percorrer cerca de 1.200 km, cruzar o estado de Rondônia, perfazer a rota por Sapezal (MT), para competir no município sede de Campo Novo do Parecis.
As mesmas dificuldades foram enfrentadas pelos municípios de Aripuanã e Juruena, que pertenciam às disputas realizadas no município de Sinop, ou no caso da região leste, quando os atletas de Santa Cruz do Xingu por anos consecutivos tiveram que enfrentar a distância para competir no município de Água Boa. Com a alteração de cinco para 11 regiões esportivas, o Estado conseguiu não apenas reduzir os custos com transporte e alimentação, como também, garantir a estabilidade física dos atletas, evitando que sofram desgastes antes mesmo do início das competições.
A abertura está programada para este sábado, às 19h30, no Ginásio de Esportes Nelson Antônio Orlato, em Pedra Preta. A coordenação geral das competições estará a cargo do Coordenador de Desporto da Seel, professor Nilson Nardelli. Para esta etapa, a Secretaria de Esportes estima um público entre 5 e 9 mil pessoas durante os nove dias do evento.