O primeiro ensaio para a decisão da Copa Libertadores contra o Estudiantes foi positivo. Nesta quarta-feira, o São Paulo recomeçou sua caminhada no Campeonato Brasileiro, após a Copa do Mundo da Alemanha, com uma vitória por 2 a 1 diante do Grêmio, no Morumbi, com dois gols de Ricardo Oliveira, o destaque no gramado. Foi a sexta vitória em casa da equipe da capital paulista, que mantém 100% em seu estádio no torneio.
O resultado deixa o Tricolor com 23 pontos, apenas um ponto de desvantagem da liderança da competição. Na próxima rodada, o São Paulo atua no sábado contra o Figueirense, novamente no Morumbi. Já o Grêmio reencontra seus torcedores no estádio Olímpico no domingo contra o Fluminense.
Com os times em busca do melhor ritmo de jogo, por causa da inatividade de 38 dias sem jogos oficiais, a partida no Morumbi começou lenta. Cautelosos, os jogadores preferiram estudar o adversário nos minutos iniciais. Por atuar em casa, o São Paulo tomou a iniciativa das ações, com jogadas pelos lados do campo.
Só que, em um lance rápido, o perigoso Grêmio abriu o marcador. Ramon recebeu livre na esquerda e bateu cruzado, rasteiro. A bola passeou na pequena área, mas, antes de sair pela linha de fundo, tocou no calcanhar do desatento Alex e entrou nas redes do goleiro Rogério Ceni.
A primeira investida de perigo dos donos da casa veio apenas aos 15 minutos, quando Ricardo Oliveira recebeu de Danilo e tocou por cobertura do goleiro Gallato. Caprichosa, a bola raspou o poste esquerdo da meta gaúcha. Foi o lance para acordar o atual campeão da Libertadores.
Aos 18 minutos, em uma jogada bastante treinada no dia anterior, o São Paulo igualou o marcador. Souza cobrou escanteio da direita e Ricardo Oliveira, no primeiro pau, cabeceou por cima de Gallato, para alívio dos torcedores paulistas.
Aos 37 minutos, o Grêmio ganhou um desfalque sensível em campo. Em uma entrada dura no meio-de-campo sobre Ricardo Oliveira, Nunes acabou expulso de campo, já que tinha recebido o cartão amarelo minutos antes. Irritado, o técnico Mano Menezes reclamou com a arbitragem e também foi excluído da partida.
Na volta do intervalo, os dois clubes tiveram alterações. Com um a mais, o São Paulo sacrificou o zagueiro Alex para a entrada do meia-atacante Leandro, no esquema 4-4-2 bastante treinado durante a Copa do Mundo. Já o Grêmio recompôs sua marcação com a presença de Jeovânio na vaga de Rafinha.
Ofensivo, o São Paulo iniciou a etapa complementar pressionando o adversário, que não conseguia sair do campo de defesa. Aos dez minutos, o time de Muricy Ramalho virou a partida. Júnior cruzou da direita, Danilo ajeitou a bola no segundo pau e Ricardo Oliveira, livre na pequena área, fuzilou Gallato.
Aos 25 minutos, o jovem Alex Silva, em sua estréia pelo Tricolor, também foi expulso em uma falta sobre Herrera. Com isso, Muricy Ramalho improvisou na zaga o volante Ramalho, que entrou no lugar de Thiago. A partir daí, o São Paulo optou por cozinhar o Grêmio e, sem grandes sustos, garantiu mais três pontos no Brasileirão.