O mato-grossense Ricardo Oliveira Assis, o “Porva”, é o campeão mundial do 13º Circuito de Skateboarding, o Mystic Skate Cup 2006, que reuniu neste final de semana na cidade de Praga, Capital da República Tcheca (localizada no Leste Europeu) os maiores nomes do skate mundial.
Natural do município de Cáceres ( 225 km a Oeste de Cuiabá), “Porva”, como é conhecido nacionalmente sagrou-se campeão mundial no estilo Street , disputando entre os maiores nomes da modalidade.
Além do cacerense, também mereceu destaque o companheiro de “Porva”, o brasileiro Daniel Vieira, de Curitiba, Estado do Paraná, classificado em segundo lugar no mundial. Com primeiro e segundo lugares garantidos no pódio, respectivamente, os brasileiros faturaram U$ 4 mil e U$ 2,5 mil.
Com a vitória, os skatistas mantiveram a tradição do Brasil em participações de destaque no evento, como é o caso de Rodrigo Teixeira, que venceu a competição de street em 1999, Nilton Urina e Sandro Dias, campeões do street e vertical em 2002, e Rodil Ferrugem que conquistou o primeiro lugar em 2004.
Nas eliminatórias, o paulista Fábio Sleimam conseguiu se qualificar em 1º lugar, seguido de Ricardo Porva. O Brasil começou liderando no street e manteve o favoritismo, garantindo a participação de quatro brasileiros na final.
Com um desempenho abaixo do esperado, se comparado ao dia anterior, o paulista Fábio Sleimam finalizou o mundial conquistando o 10º lugar. Já os brasileiros Daniel Vieira e Ricardo ‘Porva’, experientes em competições do circuito mundial, receberam destaques quanto ao aproveitamento da pista (street) e a qualidade das manobras. Na edição anterior do evento, realizada na Alemanha, “Porva” conquistou o segundo lugar mundial.
No estilo Vertical, Lécio Batista, Otávio Neto e Sandro Dias “Mineiro” eram os três representantes brasileiros. O nível estava alto e, o dinamarques Rune Glifberg inspirado. Levou a primeira colocação, seguido de perto por Mathias Ringstron em segundo e o francês Terence Bougdour em terceiro. Sandro acabou em 4º, Lécio em 12º e Otávio em 13º.