Os organizadores da Copa 2006 demonstraram confiança neste sábado de que a final entre Itália e França será disputada sem problemas, apesar das tempestades que afetaram Berlim na sexta-feira e obrigaram uma evacuação do centro de imprensa. A previsão também é de chuva para domingo, o que poderia adiar a partida para segunda-feira.
O diretor de comunicação da Fifa, Markus Siegler, informou que no caso de forte tempestade no horário da partida, que coloque em risco a segurança dos torcedores, os organizadores decidirão se o início da partida (20h local, 15h de Brasília) será adiado para mais tarde ou até mesmo para o dia seguinte.
“Na pior das hipóteses, poderia ser adiado para segunda-feira”, confirmou Siegler. “O tempo deve estar encoberto no domingo, com algumas chuvas e tempestades durante o dia”, prevê o serviço meteorológico alemão.
A partida deve ser disputada com céu nublado, mas sem chuvas. Segundo a meteorologia alemã, as possibilidades de chuva cairão de 30% às 15h locais para 20% às 21h, durante o intervalo da partida.
A previsão é de 25ºC e vento suave no momento da final. Desde quinta-feira, a região de Berlim e do Estádio Olímpico, que fica dez quilômetros ao oeste do centro da capital, registra fortes chuvas e tempestades, com potentes rajadas de vento.
“A partida será disputada amanhã (domingo) e não temos dúvidas sobre isto”, disse Gerd Graus, porta-voz do comitê de organização. “O gramado do estádio não foi coberto. Houve muita chuva, mas o campo está em condições de absorvê-la”, afirmou Graus.