Em dia de Klose e Podolski, a Alemanha confirmou seu favoritismo e despachou a Suécia para casa em jogo válido pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo. A seleção anfitriã mandou no jogo e definiu o placar de 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Depois de duas ótimas jogadas de Klose, Podolski anotou os tentos dos donos da casa.
A Alemanha começou a partida com um ritmo alucinante e surpreendeu a defesa sueca logo aos três minutos de bola rolando. Em ótima jogada individual, Klose limpou dois zagueiros, invadiu a área e dividiu com o goleiro. O rebote, então, sobrou para Podolski abrir o placar.
A movimentação de Klose resultou em uma pane no sistema defensivo da Suécia, que seguiu batendo cabeça e tomando sustos. Já o capitão Michael Ballack assumiu a responsabilidade de arriscar de fora da área, e quase marcou por duas vezes com esse artifício, apesar de diversos erros durante a partida.
Mas o dia era mesmo da dupla de ataque. Aos 11, Podolski passou para Klose, que carregou a marcação e devolveu para o colega de frente. Mais uma vez, Podolski não deu qualquer chance de defesa para o goleiro Isaksson. Se a situação da Suécia já estava difícil, ela ficou ainda mais complicada quando Lucic levou o segundo amarelo e foi expulso por Carlos Eugênio Simon ainda no primeiro tempo.
Apesar de os atacantes garantirem o resultado, os germânicos provaram ter uma equipe homogênea, que contou também com os perigosos apoios do ágil lateral Lahm e do meia Schweinsteiger.
O desempenho da seleção de Jurgen Klinsmann empolgou a todos os alemães presentes no estádio de Munique, com exceção do goleiro Oliver Kahn, que, inconformado com a reserva, manteve o semblante fechado durante os 90 minutos e sequer comemorou os gols.
A Alemanha seguiu criando boas oportunidades de marcar no primeiro tempo, enquanto os suecos saíram para o ataque no desespero. O goleiro Isaksson impediu que a anfitriã fosse para os vestiários com uma vantagem ainda mais dilatada.
A seleção de Lars Lagerback teve sua grande oportunidade de reagir logo no primeiro lance da etapa final, quando Simon anotou um pênalti de Metzelder sobre Larsson. No entanto, o próprio atacante cobrou muito mal e isolou a bola, frustrando as expectativas de reação. O erro abalou os suecos e a Alemanha novamente cresceu no jogo, contabilizando duas bolas na trave, mas Isaksson salvou os visitantes de uma goleada vexatória.
Agora, a delegação anfitriã assiste de camarote o restante dos jogos das oitavas-de-final e se concentra para encarar nas quartas o vencedor da partida entre Argentina e México, que acontece na tarde deste sábado.