O Brasil terá três novidades em sua escalação para enfrentar o Japão na última rodada do Grupo F da Copa 2006, nesta quinta-feira, às 16h (de Brasília), em Dortmund. Entram na equipe o atacante Robinho, o lateral-direito Cicinho e o volante Gilberto Silva diante do time de Zico.
Eles assumem os lugares de Adriano, do capitão Cafu e de Emerson, respectivamente. Com isso, o atacante Ronaldo, do Real Madrid, substituído por Robinho no segundo tempo das vitórias contra a Croácia (1 a 0) e a Austrália (2 a 0), deve continuar na equipe.
Parreira, no entanto, não escalou o Brasil oficialmente. Adriano sairia da equipe porque Parreira confirmou, logo após o êxito diante dos australianos, que pretende dar mais ritmo de jogo a Ronaldo, mesmo pendurado com um cartão amarelo, assim como o próprio Robinho.
O atleta continua com excesso de peso e precisa voltar à boa forma antes das fases eliminatórias. E, conforme Parreira adiantou, Ronaldo entraria para jogar durante pelo menos 70 minutos. Já Cafu e Emerson, também com cartão, serão poupados nesta quinta para que não fiquem fora das oitavas.
O time do técnico Carlos Alberto Parreira já está classificado para a próxima fase, mas precisa definir se irá fechar a primeira fase com o primeiro ou o segundo lugar do grupo, com a chance ainda de manter 100% de aproveitamento até aqui, igualando Portugal e Alemanha