PUBLICIDADE

Japão vai no desespero contra Croácia

PUBLICIDADE

Dois dos piores ataques da Copa do Mundo terão a obrigação de fazer gols para se manter com chances de classificação aos mata-matas. Esse é um resumo do confronto entre Japão e Croácia, hoje, em Nuremberg.

A falta de produtividade dos setores ofensivos provocou mudanças de atitude em ambos os times. No Japão, cartolas pressionaram, e Zico escalará time mais ofensivo. Entre os croatas, sem o temor do Brasil, o time se lançará à frente. Até um empate deixa os dois times em desvantagem na rodada final, na briga no Grupo F por vaga nas oitavas-de-final.

Só assim para melhorar o rendimento das estréias. Cada um dos times finalizou 11 vezes, o que os deixa na 19ª posição, segundo o Datafolha. Pior é o aproveitamento: o Japão só acertou 7,1% de suas conclusões, o pior desempenho da Copa. Já os croatas tiveram 27,3% de precisão – são os 24º no ranking. Os japoneses ao menos marcaram um gol; a Croácia passou em branco.

Ambos os times têm sido igualmente ineficientes nos fundamentos que levam ao gol. Os japoneses acertaram só 7,1% dos cruzamentos, contra 10% dos croatas. Estão entre os quatro piores aproveitamentos. Em média, as duas equipes também estão entre as que mais perdem bolas. O Japão desperdiçou 49 lances no primeiro jogo, o segundo pior. O adversário vem logo em seguida, com 36 bolas.

Em outros fundamentos, como assistências e lançamentos, os dois times também estão longe de ter destaque. Esse foi o motivo que levou o técnico Zico a escalar o meia Ogasawara, que será responsável por dar criatividade ao time. Embora tenha negado pressão de cartolas, o treinador tomou a atitude após declarações do presidente da federação, Saburo Kawaguchi, em que pedia o time no ataque. “Precisamos achar mais espaço e chutar mais a gol”, disse Osgasawara.

Do lado croata, os números desfavoráveis do primeiro jogo não parecem convencer o técnico Zlatko Kranjcar de que precisa aumentar a produtividade do ataque. Mas ele admitiu que o desempenho nas finalizações precisa melhorar. “Dado Prso jogou bem e teve muitas chances para marcar. Estou convencido de que vai aproveitar melhor”, afirmou.

Japão
Kawaguchi; Kaji, Miyamoto, Nakazawa e Alex; Ogasawara, Nakata, Fukunishi e Nakamura; Takahara e Yanagisawa. Técnico: Zico

Croácia
Pletikosa; Simic, Kovac e Simunic; Srna, Tudor, Kovac, Babic e Kranjcar; Klasnic e Prso.
Técnico: Zlatko Kranjcar
Local: Frankenstadion, em Nuremberg
Horário: 9h
Juiz: Frank de Bleeckere (BEL)

Legenda – Zico quer sua seleção buscando a vitória para continuar com chances de passar para a segunda fase da Copa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sport Sinop confirma mais duas novas contratações

Dois novos atletas foram contratados para reforçar o Sport...

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...
PUBLICIDADE