O continente africano conseguiu sua primeira vitória neste sábado na Copa do Mundo da Alemanha. O responsável pelo feito foi a estreante seleção de Gana, que surpreendeu ao vencer a ‘temida’ República Tcheca por 2 a 0, em Colônia, pela segunda rodada do Grupo E do Mundial.
O resultado embola a chave, já que ganenses e tchecos estão empatados com três pontos ganhos. A Itália também tem três pontos, mas joga ainda neste sábado contra os Estados Unidos e tem tudo para assumir a liderança isolada do grupo.
Neste sábado, a República Tcheca não conseguiu repetir a boa atuação da estréia, quando venceu os Estados Unidos por 3 a 0. Destaques na rodada inicial, os meias Pavel Nedved e Tomas Rosicky foram bloqueados pela eficiente marcação ganense.
Gana começou a surpreender em Colônia logo no primeiro minuto de jogo, quando foi para cima e abriu o placar. Depois de um lançamento preciso do meio-campista Stephen Appiah, o atacante Asamoah Gyan dominou na entrada da área sem marcação alguma e teve calma para bater no canto direito de Petr Cech: 1 a 0 para os africanos.
O gol abalou os tchecos, que passaram a abusar dos chutes de fora da área. A melhor chance na etapa inicial para os europeus foi aos 29 minutos: depois de boa jogada de Nedved, Karel Poborsky recebeu na direita, invadiu a área e chutou cruzado. A bola saiu tirando tinta da trave do goleiro Richard Kingson.
Enquanto a República Tcheca só tentava de longe, Gana chegava com mais contundência ao ataque e ainda teve duas boas chances de marcar o segundo gol ainda na etapa inicial. Aos 30, Matthew Amoah recebeu dentro da área e chutou por cima do gol de Cech. Appiah, aos 38, chutou de longe e também levou perigo ao gol tcheco.
No segundo tempo, os tchecos ensaiaram uma pressão nos minutos iniciais e até marcaram com Nedved, de cabeça, mas a marcação foi anulado por o meio-campista estar impedido. Aos 10, foi a vez de Jaroslav Plasil receber a bola dentro da área e chutar para uma bela defesa de Kingson.
Quando a República Tcheca dava indícios de que poderia chegar ao empate, a sorte acabou virando para os europeus. Aos 19 minutos, o defensor Tomas Ujfalusi derrubou Gyan dentro da área. Pênalti e cartão vermelho para o camisa 21 tcheco.
O próprio Gyan foi para a batida e fez o gol, mas o árbitro argentino Horacio Elizondo anulou a marcação, argumentando que ainda não havia autorizado a cobrança e ainda deu cartão amarelo para o atacante. Na segunda tentativa, o camisa três acertou a trave direita de Cech e perdeu a chance de ampliar o placar.
Mesmo com a penalidade perdida, Gana voltou a mandar no jogo e teve diversas chances de ampliar a vantagem. No entanto, o goleiro Cech virou o herói do confronto para os tchecos, fazendo ao menos cinco importantes defesas.
Cech só acabou vazado aos 37 minutos do segundo tempo. Em uma bela troca de passes com Appiah e Gyan, o meia Sulley Muntari recebeu dentro da área e chutou forte para determinar a primeira vitória africana na Copa da Alemanha.