O time de basquete feminino de Sinop vai disputar os Jogos Abertos Brasileiros (JAB’s) sem seu técnico, Gabriel Vasconcelos. Ele foi proibido de participar da competição, junto com o time masculino, que ele também comandava, e ficou de fora acusado de se classificar para os JAB’s de forma irregular.
Segundo o coordenador de Esportes da prefeitura de Sinop, Julio César, outro treinador deve ser designado pela Secretaria Estadual para comandar as meninas de Sinop. “Foram eles que suspenderam o Gabriel, então provavelmente devem disponibilizar outro técnico para eles durante a competição”, disse Julio.
O time masculino foi proibido de participar do evento por supostamente ter atletas jogando de forma irregular quando se classificou para a competição, nos Jogos Abertos de Mato Grosso, disputado em Nova Mutum, em novembro passado. As cidades de Rondonópolis, Mirassol do Oeste e Alta Floresta entraram na justiça contra o basquete de Sinop e uma decisão judicial suspendeu os títulos de eleitores dos jogadores. A Secretaria Estadual de Esportes entendeu que Sinop, com a decisão da Justiça, descumpriu o regulamento e, se não conseguisse reverter judicialmente, ficaria de fora dos Jogos Abertos Brasileiros, o que acabou acontecendo.
Gabriel disse que o que a secretaria está fazendo é “Dar um tiro no próprio pé”. Segundo o treinador, quem mais perde com essa situação é o próprio Estado, que deve ser penalizado por não cumprir as tabelas de jogos. Ele também disse que a secretaria deixou para comunicar sobre a proibição na última hora, não dando tempo para que pudesse ser feito alguma coisa contra. “Eles não nos disseram nada. O prazo para conseguir uma liminar favorável era até às 17:00h e só ouve um comunicado oficial depois das 15:00h”, finalizou.
Outro lado:
O secretário estadual de Esportes, Laercio Arruda, confirmou que foi dado amplo
direito de defesa para o basquete masculino de Sinop explicar o caso.
“Foram encaminhados ofícios ao prefeito e ao secretário de Esportes informando que a Secretaria Estadual Esportes daria prazo para o basquete masculino de Sinop resolvesse a situação, via judicial, até às 17:00hs de terça-feira, considerando que, na quarta-feira de manhã, os ônibus sairiam de Sinop levando as delegações ao Rio de Janeiro.
Um professor da Secretaria Estadual de Esportes foi destacado para orientar a equipe de basquete feminino nos Jogos Abertos Brasileiros, devido a ausência de Gabriel, que também treinava o time masculino.
(Atualizada às 10:16hs)