Apresentado na última quarta-feira como novo técnico do Palmeiras, Tite é a grande esperança do clube paulistano para conseguir a primeira vitória no Campeonato Brasileiro, neste domingo, às 16h, contra o Santa Cruz, no Parque Antarctica.
Lanterna do Nacional, com apenas um ponto ganho nas cinco primeiras rodadas, o Palmeiras aposta na estréia de um novo técnico como arma para subir na classificação, já que foi isto o que aconteceu nas duas últimas temporadas.
Em 2004, o clube começou a competição sendo comandado por Jair Picerni, que fez oito pontos em seis jogos, um aproveitamento de 44,4 %. Após a sua saída, o time fez 71 pontos nos 40 jogos restantes, uma performance de 59,1%. Dos 40 jogos, 39 foram sob o comando de Estevam Soares e um de Wilson Coimbra.
Já em 2005, o time do Parque Antarctica iniciou sob o comando de Paulo Bonamigo, que realizou 12 jogos e conquistou 13 pontos. Após sua demissão, Emerson Leão assumiu o comando da equipe nos 30 jogos restantes e obteve 57 pontos, um aproveitamento de 63,3%.
Tite, que chegou com um discurso de que é preciso primeiramente consertar o sistema defensivo da equipe –o pior do Nacional, com 14 gols sofridos-, terá um importante desfalque no setor, já que Gamarra foi liberado para a preparação paraguaia para a Copa do Mundo.
Com isto, o Palmeiras deve entrar em campo com Thiago Gomes e Leonardo Silva como dupla de zagueiros. A armação, que não poderá contar com Marcinho e Juninho, contundidos ficará sob responsabilidade de Paulo Baier.
Já o Santa Cruz, penúltimo colocado no Brasileiro, também ainda persegue seu primeiro triunfo no campeonato –tem dois empates e três derrotas.
No jogo deste domingo, o time pernambuco não terá o seu maior ídolo, o atacante Carlinhos Bala, que foi negociado com o Cruzeiro.
O técnico Valdyr Espinosa fará quatro modificações na equipe que perdeu para o Atlético-PR. Além de Carlinhos Bala, Fernando Miguel, Val Baiano e Carlinhos Paulista deixam a equipe titular. Junior Maranhão, Bruno Lança, Neném e Adriano serão seus substitutos.
Palmeiras
Sérgio; Ilsinho, Leonardo, Thiago, Márcio Careca; Francis, Wendel, Correa, Paulo Baier; Edmundo e Washington.
Técnico: Tite
Santa Cruz
Gilmar; Osmar, Adriano, Valença e Xavier; Bruno Lança, Junior Maranhão, Zada, Alex Oliveira e Tiano; Nenê.
Técnico: Valdyr Espinosa
Estádio: Parque Antarctica
Juiz: Giulliano Bozzano (DF)
Horário: 16h