PUBLICIDADE

São Paulo leva susto, mas vence e segue na luta pelo título

PUBLICIDADE

Se o objetivo do técnico Muricy Ramalho era conseguir um resultado positivo em Americana, para seguir na luta pelo título do Campeonato Paulista, ele pode ficar mais aliviado. No encerramento da 16ª rodada do estadual, neste domingo, o São Paulo foi até o estádio Décio Vitta e venceu o Rio Branco por 4 a 2, em partida de fortes emoções para os torcedores.
Apesar de conquistar os três pontos, o Tricolor não convenceu. Tudo levava a uma goleada da equipe do Morumbi, que marcou logo aos 22 minutos, com Fabão cobrando falta. Entretanto, em duas falhas bisonhas da defesa, a primeira em recuo errado de Rogério e a segunda em um toque de mão dentro da área de André Dias, o Rio Branco conseguiu virar o marcador.

Vendo o sufoco, Muricy tratou de abandonar o esquema com três zagueiros e colocou Alex Dias em campo, mudando o panorama em campo. O ataque passou a ficar mais consistente e com uma forte pressão, conseguiu a virada, marcando dois gols em exatos dois minutos.

Foi o suficiente para a equipe, que passou ao segundo lugar com 33 pontos, empatando com o Palmeiras mas levando a vantagem no critério de saldo de gols. Agora o Tricolor está a quatro pontos de diferença do líder Santos, garantindo a briga para as três partidas finais do Paulistão e colocando no fogo no clássico com o Peixe, no próximo final de semana, no Morumbi.

O resultado foi péssimo para o Rio Branco, que fica estacionado nos 21 pontos e vê suas tornar-se remotas suas chances de conquistas as tão almejadas vagas na Copa do Brasil e Série C do Campeonato Brasileiro.

Na próxima rodada, na quarta-feira, o São Paulo recebe a visita do América, no Morumbi, às 20h30. No mesmo dia e horário, o Rio Branco vai ao estádio Bruno José Daniel enfrentar o ameaçado Santo André.

O jogo – O Rio Branco começou melhor na partida, mas a superioridade dos mandantes se mostrou passageira. O São Paulo conseguiu encaixar o seu estilo de jogo e contou com a boa vontade da defesa do Tigre. Aos sete minutos, a defesa falhou em afastar um lance de perigo e Thiago chutou de primeira, nas mãos do goleiro Marcelo Bonan.

O lance assustou o Rio Branco, que passou a atacar com maior freqüência. A melhor chance foi aos 17, com Diogo arriscando um chute de longe, para boa defesa de Rogério Ceni. A resposta são-paulina veio logo em seguida, com Thiago infiltrando a área pela direita e tentando o cruzamento rasteiro, desviado pela defesa.

Aos 19, Leandro foi à frente e cruzou certeiro para Fabão, que cabeceou longe. Se o goleiro desperdiçou a oportunidade, não voltaria a falhar três minutos depois. Júnior Paulista fez falta em Aloísio. Na cobrança, de longa distância, Fabão encheu o pé, soltou a bomba e abriu o placar para o Tricolor em Americana.

O gol motivou o São Paulo a buscar mais o ataque, principalmente pelo lado direito, sempre buscando Aloísio. Aos 24, dominou passe de Mineiro e arriscou o chute, que passou por cima do travessão. Três minutos depois, Leandro cruzou, Josué pegou o rebote e tocou para o atacante, bloqueado pela defesa.

Mas, se a partida parecia fácil para o Tricolor, Rogério Ceni resolveu dar mais emoção. Aos 31, em recuo de bola, o goleiro quis encobrir Nunes, mas acabou perdendo o lance, Fabiano Gadelha pegou a sobra e, com o gol vazio, só encostou para empatar.

Rogério teve a chance de se redimir pouco depois, aos 33. Júnior Paulista derrubou Aloísio na entrada da área e acabou levando o cartão vermelho no lance. Na cobrança da falta, o goleiro chutou, a bola raspou na barreira e o Tricolor teve um escanteio a seu favor.

Se o ataque não decepcionava, a defesa tricolor abusava das falhas e, em mais um lance “pastelão”, o Rio Branco chegou à virada. Aos 42, Vander arriscou um chute, Rogério defendeu e, na hora de tentar afastar o perigo, André Dias acabou colocando a mão na bola dentro da área. Na cobrança do pênalti, Nunes converteu com facilidade.

Antes do primeiro tempo terminar, o São Paulo ainda criou algumas boas oportunidades. A primeira foi aos 45. Danilo cruzou da esquerda e Leandro arriscou o chute, para a defesa de Marcelo Bonan. No minuto seguinte, Júnior cobrou o escanteio, a zaga afastou e Thiago arriscou de longe, com a bola passando ao lado da trave.

Na volta do intervalo, Muricy abdicou do esquema com três zagueiros, colocando Alex Dias no lugar de Fabão. A alteração deu resultado e o Tricolor chegou ao ataque com maior pressão. Logo no primeiro minuto da etapa final, Júnior cobrou escanteio, o goleiro Marcelo pegou, mas não segurou e no rebote o ex-vascaíno concluiu para fora.

A pressão são-paulina continuava e o gol não demorou a sair. Aos sete, Thiago avançou pela esquerda e cruzou perfeito para Leandro, que só encostou para empatar a partida. Na comemoração, o atacante foi abraçar Rogério Ceni.

No minuto seguinte, Vânder quase fez o terceiro do Tigre. O meia recebeu passe livre dentro da área, passou por Rogério e encostou. André Dias salvou o lance em cima da linha. Apesar do susto, quem chegou ao gol foi o São Paulo. Aos nove, em contra-ataque, Alex Dias foi ao fundo e cruzou da direita para Thiago, que só encostou e determinou a virada tricolor.

Determinado em buscar o empate, o Rio Branco não se assustou com a virada. Aos 12, Jonathan recebeu passe enfiado, invadiu a área e chuta por cima do travessão. Três minutos depois, Fabiano Gadelha cobrou falta e a bola passou raspando a trave de Rogério.

Aos 29, o São Paulo perdeu uma incrível chance de ampliar a vantagem. Mineiro arrisca o chute de fora da área, Marcelo Bonan deu o rebote e Aloísio perdeu um gol feito. Com a vitória assegurada e o adversário com um jogador a menos, o Tricolor passou a administrar o placar.

Perigo maior, somente no final. Aos 41, o lateral Vainer arriscou e Rogério defendeu. Dois minutos depois, foi a vez de Thiago chutar forte e Marcelo Bonan espalmar para escanteio.

Quando tudo parecia definido, a lambança da vez foi da zaga do Rio Branco. Luís Henrique derrubou Mineiro dentro da área e, aos 48, Rogério bateu o pênalti e definiu a vitória tricolor. Marcelo chegou a tocar na bola, mas não evitou o gol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Luverdense contrata volante com passagem pela base do Ceará e chega a 28 reforços

O Luverdense segue reforçando seu elenco para a temporada...

Bahia recua de contratação de Pitta após Cuiabá pedir R$ 38 milhões

O Bahia desistiu da contratação de Isidro Pitta após...

Sport Sinop confirma mais duas novas contratações

Dois novos atletas foram contratados para reforçar o Sport...
PUBLICIDADE