O Grêmio está fora da Copa do Brasil. Mesmo com a vitória sobre o 15 de Novembro no tempo normal, por 1 a 0, com um gol de Herrera, o Tricolor acabou perdendo a vaga nas cobranças de pênalti com um erro de Pedro Júnior.
Com uma bela atuação do 15, que resistiu durante quase toda a segunda etapa com um jogador a menos, e com um pênalti cobrado por Barão (o sexto da seqüência), a equipe de Campo Bom segue na Copa do Brasil, com a vaga conquistada diante de um Olímpico lotado. Agora o 15 espera por seu adversário entre Atlético-PR ou Volta Redonda.
O jogo começou elétrico, com o Grêmio, que precisava da vitória, pressionando muito o 15. Mesmo assim quem balançou as redes, logo no primeiro minuto foi o 15, com Rudinei. Mas o gol foi invalidado, com o árbitro marcando impedimento. Aos 3, Herrera desperdiçava a primeira chance de gol, parando nas mãos de Márcio.
Aos 10, o 15 chegava com Barão, mas Galatto interveio antes que a bola chegasse para Bebeto marcar. Aos 19, depois de uma boa combinação com Ricardinho, Herrera voltou a errar. A partir daí o jogo começou a ficar violento. Aos 21 minutos o zagueiro Evaldo acabou acertando um chute no rosto de Dauri, que cortou o supercílio.
Depois de muita discussão, principalmente entre Evaldo e Bebeto, e muitos cartões amarelos, o Grêmio recomeçou a tentar jogar e tomar as rédeas da partida. Assim, mesmo já no final da primeira etapa, o Grêmio acabou abrindo o placar. Aos 43 minutos, depois de um cruzamento preciso de Marcelo Costa, Herrera – o argentino – balançou as redes do 15 com uma cabeçada.
A segunda etapa começou com as equipes novamente em alta voltagem. Logo aos 6 minutos, o lateral Cris recebeu um amarelo, por reclamação. Mesmo depois do cartão, Cris fez falta em Ricardinho e acabou expulso. A partir daí só deu Grêmio. Aos 13, Marcelo Costa acabou chutando para fora, depois de combinação com Herrera. Aos 15, Ricardinho acertou uma bomba, mas a bola passou raspando. Aos 16, Ricardinho deixou Herrera na cara do gol, mas o argentino voltou a errar. Aos 19, mais uma vez Herrera, pouco preciso, desperdiçou belo passe de Ricardinho.
Aos 23, quase o 15, mesmo com um a menos, chegava ao gol de empate com Bebeto. Mas a forte cabeçada do atacante chocou-se contra o poste de Galatto. A partir daí o jogo voltou a ficar violento culminando, aos 36 minutos, com Rogério dando um ponta-pé em Lucas, que estava caído no chão.
Aos 37, Mano Menezes arriscou sua última cartada, colocando o centro-avante Reinaldo no lugar de Herrera, na tentativa de decidir o jogo antes das penalidades. Já nos descontos, Pedro Júnior, em jogada individual quase marcou. Pouco depois era a vez de Márcio salvar o 15 depois de forte chute de Ricardinho.
Aos 48, Valdeir ainda foi expulso por falta violenta em Patrício. Mas apesar da pressão o 15 resistiu bravamente, levando às penalidades onde garantiu a vaga. ‘O ferro começou a enferrujar’, disse o lateral Barão ao final do jogo, satirizando a declaração do dirigente gremista Renato Moreira que avaliava a força de seu time.