A temporada de 2006 da F-1 começou como terminou no ano passado: com vitória de Fernando Alonso, da Renault. Atual campeão mundial da categoria, o piloto espanhol ganhou neste domingo o GP do Bahrein, disputado no circuito de Sakhir.
O pódio foi completado pelo alemão Michael Schumacher (Ferrari), que largou em primeiro lugar e atingiu 65 pole positions na carreira, igualando ao recorde de Ayrton Senna, até então o piloto que mais havia largado na frente na história da F-1.
O terceiro lugar ficou com Kimi Haikkonen, da McLaren, que fez uma prova de recuperação após largar em último lugar –a suspensão do carro quebrou no treino classificatório. Ao contrário da maioria dos pilotos, o finlandês fez apenas uma parada nos boxes.
Ao contrário do ano passado, a vitória de Fernando Alonso não foi tão fácil. Após fazer o quarto tempo no treino classificatório do sábado, o espanhol assumiu definitivamente a primeira colocação somente na 39ª volta, quando ultrapassou Michael Schumacher, que vinha liderando a prova desde o início.
O GP do Bahrein não foi bom para os brasileiros. Rubens Barrichello, que fez sua estréia pela Honda, perdeu a briga com seu companheiro de equipe, o inglês Jenson Button, que ficou em quarto lugar.
Barrichello encontrou dificuldades próximo da metade da prova. Na 25ª volta, estava em 14º. Alegou a perda da terceira marcha como reposnável pela lentidão em muitas voltas, o que resultou na 15ª posição.
A etapa para Felipe Massa começou a ficar comprometida ainda na oitava volta. O brasileiro, que largou na primeira fila e ocupava a terceira posição, tentou se aproximar do espanhol Fernando e rodou.
Ele foi obrigado a ir para os boxes. Porém, a equipe italiana encontrou dificuldades para trocar o pneu traseiro direito e a parada demorou quase 50 segundos. No final, Massa terminou terminou em nono lugar.
“A sorte não estava comigo. O problema nos boxes atrapalhou minha corrida. Tinha expectativa de um resultado melhor”, lamentou Massa, ao final da prova.
A segunda etapa do Mundial de F-1 está agendada para o dia 19 de março, na Malásia.