Os resultados da noite desta quarta-feira garantiram um confronto gaúcho entre Grêmio e 15 de Novembro de Campo Bom na segunda fase da Copa do Brasil, . O Grêmio garantiu a vaga ao derrotar o Piauí por 4 a 0 no estádio Olímpico, com gols de Marcelo Costa, Pedro Júnior (duas vezes) e Herrera. Já o 15 de Novembro passou de fase mesmo depois da derrota de 2 a 0 para o Noroeste, em Bauru.
O início do jogo entre Grêmio e Piauí foi marcado pelas iniciativas gaúchas de abrir o placar. Mesmo com volume de jogo, poucas vezes o Tricolor conseguiu assustar o goleiro João Paulo. A primeira boa chegada do Grêmio ocorreu aos 17 minutos.
O lateral Alessandro fez boa jogada pela direita e encontrou Maidana na área. O zagueiro cabeceou, mas o goleiro João Paulo fez boa defesa. Aos 21, foi a vez de Ricardinho desperdiçar boa chance, já dentro da área adversária, depois de bom passe de Pedro Júnior.
O Grêmio foi abrir o placar apenas aos 29 minutos, com uma bola parada. O atacante Ricardinho sofreu falta próximo da área. Marcelo Costa cobrou bem, a bola passou entre a barreira e deixou o goleiro João Paulo sem ação. Aos 32, Lucas quase amplicou após cruzamento de Ricardinho.
A segunda etapa começou com o time do Piauí jogando melhor e até pressionando o Grêmio. Aos 10, Cleyton cruzou para Laércio que desviou e quase empatou. Um minuto depois, mais uma vez Cleyton cruzou para defesa de Gallatto. Aos 12, Laércio desperdiçou mais uma boa chance, desta vez de cabeça.
Mesmo assim, quem balançou as redes novamente foi o Tricolor. O atacante Pedro Júnior fez boa jogada individual, driblou o zagueiro e anotou mais um. Eram jogados 30 minutos da etapa final. Depois do gol, o Grêmio voltou a crescer, tendo o domínio das ações ofensivas.
Assim, com naturalidade, o Tricolor chegou ao terceiro gol, mais uma vez com Pedro Júnior. Já no final do jogo, o argentino Herrera deu números finais à goleada, depois de bela trama do ataque gremista.