O Santos conquistou a quarta vitória consecutiva por 1 a 0 e assumiu a terceira posição do Campeonato Paulista.Geílson marcou o único gol do Santos, que completou também seis partidas sem levar gol. Cléber Santana ainda desperdiçou um pênalti.
Com o resultado, o Santos foi a 25 pontos, um a menos que São Paulo e Palmeiras – o clube do Morumbi é líder pelo saldo de gols. O Rio Branco é apenas o 11°, com 14 pontos.
O volante Wendell foi obrigado a ir para o gol do Santos, já que o goleiro Fabio Costa foi expulso aos 40min do segundo tempo e Vanderlei Luxemburgo já havia feito as três substituições.
O jogo
O Rio Branco entrou no jogo retrancado, mas a tática só durou 18 minutos. Antes disso, o Santos já tinha criado três oportunidades de gol. Aos 5min, Cléber Santana bateu nas mão de Marcelo Bonan. Três minutos depois, Ronaldo Guiaro ficou com sobra na área e obrigou boa defesa do goleiro adversário.
Na melhor chance antes da abertura da contagem, Rodrigo Tabata recebeu dentro da área, bateu firme e a bola explodiu na trave. O gol do Santos saiu em uma falha do zagueiro Luiz Henrique, aproveitada por Geílson.
Após o gol, o jogo ficou morno. O time da casa só chegou à meta do Rio Branco aos 32min. Depois de um passe errado da defesa do Rio Branco, Geílson disparou sozinho, mas bateu fraco, nas mãos de Marcelo Bonan.
O segundo tempo manteve o ritmo do primeiro. Mesmo perdendo, a equipe visitante manteve-se retrancada e o Santos pouco criou. Os comandados de Vanderlei Luxemburgo chegar com algum perigo somente aos 9min, quando Kléber recebeu na esquerda e bateu cruzado para fora.
A melhor chance da segunda etapa foi aos 17min. Wendel invadiu a área e foi derrubado por Edimar. Cléber Santana bateu rasteiro e a bola explodiu na trave esquerda de Marcelo Bonan.
A partir daí, a partida voltou a ficar truncada no meio-campo. O Santos só levou perigo ao gol do Rio Branco aos 24 minutos em um chute de Léo Lima que Marcelo Bonan defendeu.
Aos 40min, começou o drama para o Santos. Com a expulsão de Fábio Costa, que trocou empurrões com Nunes, Wendel foi para o gol, já que Vanderlei Luxemburgo tinha feito as três substituições. Mesmo assim, o Rio Branco não conseguiu chegar ao empate.
Na próxima quarta-feira, o Santos enfrentará o São Caetano fora de casa. Se vencer, assume a liderança do Campeonato Paulista. Já o Rio Branco volta a campo diante do Noroeste, em Americana.