Longe de apresentar um grande futebol, o Vasco começou mal na Taça Rio do Campeonato Carioca. Jogando em São Januário na tarde deste domingo, a equipe não passou de um empate em 2 a 2 com a Portuguesa. Biula e Orlando fizeram para a Lusa, enquanto Ygor e Valdiran marcaram para os cruzmaltinos.
O Vasco volta a campo nesta quarta-feira pela Copa do Brasil, quando faz o jogo de volta com o Botafogo-PB, novamente em São Januário. Já a Portuguesa encara o América no próximo sábado.
O Vasco entrou em campo com uma novidade: Romário vestia uma camisa com o número 500, em homenagem à marca de jogos que o Baixinho completava com pelo clube de São Januário. Em campo, quem quase presenteou o torcedor cruzmaltino foi Abedi que, aos seis minutos, esteve próximo de marcar um gol de calcanhar. A resposta da Lusa surgiu aos oito, em chute de Biula que acertou o travessão de Roberto.
A Portuguesa era melhor na partida e, aos 19, Lê arriscou de longe e Roberto defendeu com dificuldades. Aos 22, Bebeto puxou Germano dentro da área e o árbitro Edílson Soares da Silva marcou pênalti. Na cobrança, Biula deslocou o goleiro Roberto e colocou a Portuguesa em vantagem.
Irritado com a apatia de sua equipe em campo, o técnico Renato Gaúcho tirou o volante Osmar para a entrada do meia Ramon com menos de 30 minutos de partida. Pouco depois, o Vasco escapou de levar o segundo gol, quando Lê invadiu a área sem marcação e bateu por cima do travessão.
O Vasco teve uma grande chance na etapa inicial aos 32 minutos. Sumido até então, o atacante Valdiran arrancou pela esquerda e cruzou para Morais, que desperdiçou ao cabecear em cima do goleiro Braz. Quando parecia que iria para o vestiário em desvantagem, o Vasco empatou aos 45 minutos, com Ygor aproveitando escanteio cobrado por Ramon para empatar.
Na volta para o segundo tempo, o Vasco quase chegou à virada aos oito minutos, quando Valdiran invadiu a área pela direita e cruzou para Abedi; após o corte parcial da defesa, a bola sobrou para Romário que cabeceou em cima de Braz. Aos 13, Ramon cobrou falta e Braz defendeu com dificuldades.
A pressão do Vasco crescia com o passar do tempo, mas o time esbarrava em defesas do goleiro Braz e também em erros incríveis. Aos 25, Romário colocou Valdiran livre na área, mas o atacante perdeu o gol por duas vezes. O mesmo Valdiran se redimiu aos 30 minutos, aproveitando cruzamento de Ricardinho para virar a partida.
Quando a vitória parecia assegurada, a Portuguesa empatou aos 40 minutos. Após a defesa vascaína sair jogando errado, Biula roubou a bola, invadiu a área e rolou para Orlando empurrar para as redes. Fim de jogo e mais um jogo sem vitória para o Vasco.