PUBLICIDADE

Botafogo é campeão da Taça Guanabara

PUBLICIDADE

O Botafogo conquistou seu quarto título da Taça Guanabara ao derrotar o América, de virada, por 3 a 1, em partida disputada neste domingo, no Maracanã. O time de General Severiano fez um péssimo primeiro tempo quando saiu perdendo por 1 a 0 mas voltou inteiramente diferente na segunda etapa, assumindo o controle da partida e marcando os gols que definiram a vitória alvi-negra. Scheidt, Dodô e Zé Roberto marcaram para o Botafogo enquando Robert anotou o gol do América. O Botafogo já está classificado para a decisão do Campeonato Estadual.
Foi uma vitória justa pelo que o time dirigido por Carlos Roberto produziu no segundo tempo mostrando raça e competência. Até o goleiro Max que falhou de forma bisonha no gol americano acabou fazendo duas defesas importantes no final da partida. Já o América que chegou a entusiasmar a sua vibrante torcida no começo da partida se mostrou absolutamente impotente para conter a avalanche botafoguense que desabou sobre a sua cabeça no segundo tempo.

O Botafogo voltará a jogar na próxima quarta-feira em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, pela Copa do Brasil contra o Operário. Na Taça Rio, o campeão da Taça Guanabara vai estrear sábado contra o Nova Iguaçu. Já o América vai receber o Americano, sábado, em Édson Passos.

A partida começou muito truncada. Os dois times marcavam em cima e erravam muitos passes. Com Lúcio Flávio bem marcado e Zé Roberto sem inspiração, a equipe do Botafogo não conseguia criar lances de perigo. O América atuava com Válber, de líbero, protegendo os zagueiros e saindo para o jogo e com Robert nas costas de Bill para aproveitar os espaços deixados pelo lateral.

Aos 15 minutos, o América marcou na sua primeira investida. O lateral esquerdo Maciel arriscou de fora da área, o goleiro Max falhou, soltando a bola nos pés de Robert que assinalou o seu terceiro gol na competição. Em desvantagem, o Botafogo ficou nervoso e passou a abusar das jogadas violentas.

Rui recebeu cartão amarelo e Lúcio Flávio deixou de levar o seu depois de atingir Santiago de forma desleal. A torcida do Botafogo perdeu a calma com os erros da sua equipe que não conseguia trocar três passes seguidos. Já o América tocava a bola com inteligência e aos 41 minutos, Julinho pegou de voleio e Max, meio atrapalhado, conseguiu segurar a bola.

E o Botafogo só conseguiu assustar o goleiro Éverton aos 46 minutos quando Rui cruzou fechado e o goleiro americano desviou para escanteio. No intervalo, o goleiro reserva Fábio Noronha ofendeu o árbitro e foi expulso, deixando o América sem substituto para Éverton.

O Botafogo voltou para o segundo tempo com Reinaldo no lugar de Marcelinho e mais disposição ofensiva. Logo no primeiro minuto, Rui cruzou forte da direita e a defesa teve trabalho para afastar o perigo. Aos três minutos foi a vez de Lúcio Flávio cobrar falta e Éverson defender com segurança. Aos 13 minutos, o Botafogo chegou ao empate. Lúcio Flávio cobrou falta pela direita e Scheidt se antecipou ao goleiro Éverton para cabecear para as redes.

Motivado com o empate, o time alvinegro teve uma ótima chance para desempatar aos 15 minutos quando Reinaldo recebeu livre na área mas concluiu para fora. O Botafogo continuou pressionando e aos 21 minutos, Reinaldo arriscou de fora da área e Éverton desviou para escanteio. Na cobrança, Sheidt ganhou a jogada na entrada da área e serviu para Dodô bater firme para desempatar aos 22 minutos minutos.

O Botafogo teve a chance de marcar o terceiro gol aos 24 minutos quando Dodô recebeu dentro da área, poderia ter passado para Reinaldo, livre, definir a jogada, mas preferiu ser egoísta e chutou para fora. O técnico Jorginho trocou o volante Argeu pelo meia Bruno Silva numa tentativa de aumentar o poderio de ataque da equipe que era completamente dominada.

O primeiro chute do América na segunda etapa aconteceu aos 27 minutos quando Maciel arriscou de longe e a bola bateu em Diguinho e saiu para escanteio. Aos 29 minutos, Bruno Silva arrancou pela esquerda e chutou sem ângulo, mas Max desviou para escanteio.

Depois de Dodô desperdiçar dois contra-ataques, o Botafogo acabou chegando ao terceiro gol aos 33 minutos quando Lúcio Flávio lançou Zé Roberto que bateu rasteiro e a bola passou pelo goleiro Éverton que falhou na jogada.

O América arriscou suas últimas fichas fazendo duas substituições e chegou a criar algumas situações de perigo mas o Botafogo era o senhor absoluto da partida e apenas tocou a bola para alegria da sua torcida que voltou a comemorar o primeiro título depois de 1998, quando conquistou o torneio Rio-São Paulo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Luverdense promove lateral-direito do Sub-20 para time principal

O Luverdense Esporte Clube oficializou a contratação do lateral-direito...

Rebaixado, Cuiabá deixa de receber cerca de R$ 15 milhões em premiação

Rebaixado para a segunda divisão, o Cuiabá não receberá...

Sport Sinop confirma três primeiros reforços para temporada 2025

Sport Sinop tem os três primeiros reforços para a...
PUBLICIDADE