Começa sábado (4) com duas partidas no interior o Campeonato Mato-grossense/2006. Os investimentos das equipes e as recentes conquistas dos clubes do interior, aliados ao título da Copa Governador/2005, levantado pelo Operário, criam boas perspectivas para o torneio desta temporada.
A principal novidade pode ser o apoio financeiro do Governo do Estado. Uma proposta do deputado José Riva, encaminhada ao governador Blairo Maggi, deve ser discutida no dia 7, próxima terça-feira. A idéia é a do Governo investir R$ 1,2 milhão no Estadual. O montante seria rateado entre os 12 times.
Regulamento – A fórmula é semelhante a do Carioca. Na primeira fase clubes são divididos em dois grupos de seis equipes cada: Grupo “A”: Mixto, Operário, Luverdense, Sorriso, Santa Cruz e Cacerense; Grupo “B”: Vila Aurora,União, Barra do Garças, Jaciara, Dom Bosco e Cuiabá. Os times jogam entre si em turno e returno e ao final desta fase, a melhor equipe de cada grupo decide o título da primeira fase. O último colocado de cada grupo cai para a Segunda Divisão de 2007.
Na segunda fase, as cinco primeiras equipes de cada grupo formam mais dois grupos de cinco equipes cada. Os times jogarão contra adversários do grupo oposto em turno e returno. O campeão de cada Grupo fará a final da segunda fase em dois jogos.
As equipes campeãs da Primeira e Segunda fase respectivamente fazem a final em dois jogos. Caso o campeão das duas fases seja o mesmo time, este será declarado Campeão Mato-grossense de 2006.