O Corinthians voltou a vencer pelo Campeonato Paulista neste domingo com o triunfo por 4 a 1 sobre o Rio Branco fora de casa, manteve em seis pontos a diferença para o líder Palmeiras e deu mais segurança ao técnico Antônio Lopes, cuja saída começou a ser cogitada após a derrota para a Portuguesa no final de semana passado, quando o comandante alvinegro foi chamado de burro pela torcida após substituir Elton por Bobô.
A partida marcou a reestréia do meia Ricardinho com a camisa do Timão após três anos e meio de separação. O jogador teve atuação discreta durante todo o primeiro tempo e início do segundo, mas acertou uma linda enfiada de bola para Nilmar fazer o terceiro do Timão e o segundo dele no jogo.
Com os dois gols deste domingo, aliás, Nilmar assumiu a artilharia do Paulistão com cinco tentos – os outros três foram marcados na goleada por 5 a 1 sobre a Portuguesa Santista. O camisa 9, ao lado de Tevez (autor de um dos gols), foi o grande destaque do time, que contou também com as boas atuações do goleiro Marcelo, do lateral Gustavo Nery e dos volantes Marcelo Mattos e Rosinei.
Na próxima rodada, o Corinthians tem uma boa chance de encostar ainda mais no rival do Parque Antártica. O time encara o fraco São Bento nesta quarta-feira, no Pacaembu, enquanto o Palmeiras folga no Paulistão para disputar o jogo de volta da pré-Libertadores contra o Deportivo Táchira. No final de semana que vem, o Timão volta atuar no Pacaembu, desta vez contra o Bragantino, e o Palmeiras fará o clássico contra o São Paulo no Morumbi.
O jogo
O time da casa começou se lançando ao ataque e conseguiu quatro escanteios nos primeiros dez minutos de jogo. Mas era o Corinthians que chegava com mais perigo, sobretudo com Nilmar. Aos quatro minutos, o atacante corintiano foi travado na hora da finalização. Aos 11, recebeu livre um cruzamento da esquerda de Gustavo Nery e desviou para fora. E sete minutos depois, recebeu lançamento na área e reclamou de pênalti.
As duas equipes, então, passaram a fazer um jogo equilibrado, mas sem chances claras de gol. Na primeira boa oportunidade em 13 minutos, porém, o Timão não desperdiçou. Gustavo Nery fez o passe da esquerda, Josias falhou e a bola sobrou na direita para Rosinei, que cruzou na medida para Nilmar tocar de cabeça e abrir o placar aos 31.
O gol despertou o time de Antônio Lopes, que começou a atacar com mais velocidade. Na defesa, o volante Marcelo Mattos fazia uma bela atuação, praticamente neutralizando as ações ofensivas do Rio Branco. Aos 39, porém, a retaguarda corintiana não impediu que o ala Vainer acertasse um forte chute da esquerda. Marcelo fez uma excelente defesa e colocou para escanteio.
E as decidas de Vainer era mesmo o melhor caminho para o time da casa. Em uma ótima jogada pela esquerda, o lateral cruzou rasteiro na área e o centroavante Nunes antecipou no primeiro pau para desviar sem chances de defesa para Marcelo. O gol empolgou dos donos da casa, que tiveram oportunidade de passar à frente do marcador antes do intervalo, sempre com jogada iniciadas nas costas do lateral corintiano Eduardo.
Apagado no primeiro tempo, Tevez voltou do intervalo empolgado. Logo aos dois minutos, fez boa jogada pela esquerda e bateu cruzado, mas a zaga do Rio Branco afastou quase em cima da linha. Na seqüência foi a fez do time de Americana quase marcar, em um chute forte de Fabiano que Marcelo espalmou. Um minuto depois, Tevez marcou. O argentino recebeu lançamento em profundidade de Rosinei e tocou na saída do goleiro: 2 a 1 Timão.
O gol diminuiu o ímpeto ofensivo do Corinthians. O técnico Antônio Lopes, então, decidiu colocar Carlos Alberto no lugar de Rosinei aos 17 minutos. Logo depois, o time do Parque São Jorge quase chegou ao terceiro gol. Ou melhor, Tevez quase marcou um golaço após receber na direita, limpar dois jogadores em direção ao meio da área e bater forte no cato esquerdo do goleiro Marcelo Bonan, que defendeu.
As 23, o meia Ricardinho teve sua melhor chance para marcar ao receber passe de Tevez. O jogador dominou de esquerda e emendou de direita, para fora. Um minuto depois, Vainer arriscou um chute de fora da área, mas ela passou sem levar perigo à meta corintiana. E pareceu que o reestreante do dia deixou para aparecer na segunda metade da etapa complementar. Aos 27, Ricardinho encontrou Nilmar no meio dos zagueiros do Rio Branco, e o camisa 9 não perdoou: 3 a 1 Corinthians.
O Rio Branco quase descontou na seqüência, mas Marcelo apareceu muito bem mais uma vez. O goleiro corintiano voltou a ser exigido aos 35, em uma bomba de Nunes da entrada da área, e novamente mostrou elasticidade e afastou o perigo.
Aos 40, Tevez invadiu a área pela direita e reclamou de pênalti na entrada de Júnior, mas o árbitro assinalou apenas o escanteio. Dois minutos depois, o argentino cruzou da esquerda para Carlos Alberto completar de cabeça e garantir a segunda goleada corintiana no Campeonato Paulista.