PUBLICIDADE

Kaká confirma favoritismo e é eleito melhor do mundo em 2007

PUBLICIDADE

A eleição da Fifa de melhor jogador do mundo na temporada 2007 não teve surpresas. Como já era esperado, o meia brasileiro Kaká recebeu o troféu dourado nesta segunda-feira, na cidade suíça de Zurique, desbancou o argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo – segundo e terceiro colocados, respectivamente – e manteve a soberania canarinho em 17 anos do evento.
De quebra, Kaká ratificou a primeira dobradinha de um país no prêmio da entidade máxima. Minutos antes, Marta havia sido eleita a melhor do futebol feminino. Em 2005, o Brasil já havia ficado perto, quando Ronaldinho venceu entre os homens, mas Marta perdeu a disputa para a alemã Birgit Prinz.

Além da dupla, o país também viu premiado o jogador Buru, eleito o melhor do futebol de areia, e o ex-atleta Pelé recebendo o prêmio ‘presidencial’ da Fifa, sendo aplaudido de pé pelos presentes no local.

Kaká recebe o prêmio um dia após ser escolhido o melhor do Mundial de Clubes. ‘Esta noite é muito especial para mim. Antes de iniciar minha carreira, sonhava em chegar ao time profissional do São Paulo e jogar na seleção brasileira. Mas consegui na minha vida mais do que poderia esperar’, declarou o novo melhor do mundo após receber o prêmio.

No total, o brasileiro recebeu 1.047 votos, mais que o dobro em relação a Messi (504). Cristiano Ronaldo, por sua vez, terminou com 426. A esmagadora vantagem de Kaká sobre os adversários, porém, não foi surpresa alguma. No início de dezembro, o brasileiro já havia recebido o título de melhor do mundo em votação do Sindicato dos Jogadores Profissionais (Fifpro) e ainda fora agraciado com a Bola de Ouro da revista France Football, uma das mais renomadas da área esportiva.

O prêmio de melhor do mundo da Fifa, curiosamente, vem um dia depois de o camisa 22 do clube rossonero receber um dos títulos mais importantes de sua carreira: o de Campeão Mundial Interclubes, graças à vitória milanesa sobre o Boca Juniors por 4 a 2 em Yokohama, no domingo.

Pentacampeão do mundo com a seleção canarinho em 2002, o meia de 25 anos se tornou o quinto brasileiro a faturar o prêmio de melhor do mundo da principal entidade do futebol no mundo. O primeiro, vale lembrar, foi o atacante Romário, em 1994, seguido pelo também centroavante Ronaldo (1997, 1998 e 2002), o meia Rivaldo (1999) e o meia-atacante Ronaldinho (2004 e 2005).

O título de Kaká foi o oitavo do futebol brasileiro, que tem como maior vencedor o atacante Ronaldo, tricampeão, que hoje também defende o clube milanês. O meia Ronaldinho, do Barcelona, possui dois troféus, enquanto os veteranos Romário e Rivaldo possuem um cada. O segundo país com mais prêmios é a França, graças ao tri do ex-gênio Zinedine Zidade, em 1998, 2000 e 2003.

O ex-são-paulino ainda se tornou o único jogador nacional a faturar seu primeiro título de melhor do planeta fora da Espanha. Isso porque Romário, Ronaldo, Ronaldinho e Rivaldo conquistaram seus primeiros troféus vestindo, coincidentemente, a camisa do Barcelona. O Fenômeno, no entanto, foi o primeiro brasileiro a ser eleito o principal boleiro do mundo por um time italiano – em 1997, pela Inter de Milão.

Outra curiosidade a respeito dos brasileiros eleitos melhores do mundo se dá no nome dos atletas: a inicial dos cinco atletas é a letra R: Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho e Kaká, cujo nome de batismo é Ricardo Izecson dos Santos Leite.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bahia recua de contratação de Pitta após Cuiabá pedir R$ 38 milhões

O Bahia desistiu da contratação de Isidro Pitta após...

Sport Sinop confirma mais duas novas contratações

Dois novos atletas foram contratados para reforçar o Sport...

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...
PUBLICIDADE