Para um endurance que promete ficar na história e virar tradição na região Centro-Oeste, um grupo de pilotos mato-grossenses já iniciou a preparação ‘virtual’. Ainda sem lugar para treinar – o que só deve acontecer na véspera da prova, pilotos de Cuiabá, Rondonópolis e Sapezal levarão a bandeira de Mato Grosso no ‘Endurance 300 Quilômetros de Campo Grande’, que acontecerá nos dias 15 e 16 deste mês no autódromo internacional da capital sul-matogrossense. Também participarão equipes de São Paulo, Paraná e Goiás.
A prova reunirá os melhores pilotos de Mato Grosso do Sul, a exemplo de Nilson Cintra – campeão de kart e fórmulas turismo e mini-tubular – e Jéferson Endo, que hoje disputa o Campeonato Brasileiro de Stock Car Light. Jéferson participará do endurance com o ômega que competiu na antiga stock car na época em que a categoria só utilizava esse modelo. O endurance de 300 quilômetros é aberto para carros de classe turismo como gol, uno, voyage e maverick e ainda protótipos com disputa de duplas.
“Ainda não contamos com autódromo ou um espaço próprio para treinar em Mato Grosso. A preparação se limitará aos treinos livres e isso será tudo para a gente. Mesmo assim, aposto no talento de nossos pilotos que tem um bom histórico”, disse Mário Milton que competirá com um uno. Na mesma categoria participarão Fernando Maggi (Sapezal) e Carlos Alberto Martelli, o ‘Beto’, de Rondonópolis. O time deve levar pelo menos seis pilotos para Campo Grande.
Em Campo Grande a Federação de Automobilismo de Mato Grosso do Sul (FAMS) deu início aos preparativos para a prova. Mais de 40 pilotos de duas categorias, incluindo a ‘Historic Car’ devem se apresentar no autódromo internacional em dois dias que prometem muita adrenalina.
O presidente da FAMS, Paulo Pereira, espera uma forte mobilização em Mato Grosso do Sul para um evento inédito na região Centro-Oeste. “Os principais pilotos da região já confirmaram presença, como o consagrado Nilson Cintra e Jéferson Endo da stock light. Não vai faltar qualidade ao espetáculo”, disse o dirigente que espera a presença de pilotos de Goiás, Mato Grosso e Paraná.
Conforme Paulão, os dois dias do evento serão divididos para as categorias turismo, com o endurance de 300 quilômetros e a ‘Historic Car’, para carros antigos, onde entram em cena os velhos gordinis e fusquinhas. Nessa classe, os participantes são todos de São Paulo.