Apesar do frio de 5º graus centígrados em Zurique na Suíça, às 11h31 (8h31 em Mato Grosso), o clima estava quente na sede da Fifa, onde será anunciado nesta terça-feira o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014. Mais do que garantir o país como sede a expectativa é saber quais cidades serão escolhidas para receberem jogos da Copa. A definição será feita apenas em dezembro de 2008, na Fifa, mas disputa entre as 18 cidades que se candidataram é intensa.
Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre são cidades já ditas como sedes da Copa. Destas cinco cidades apenas Porto Alegre não está se fazendo presente no evento. Das 18 candidatas seis não mandaram ou não acabaram sendo convidadas pela CBF a integrarem a comitiva que está em Zurique. Campo Grande, que concorre contra Cuiabá não se faz presente.
Na segunda-feira o governador Blairo Maggi (PR), que representa os interesses da capital mato-grossense na disputa e foi um dos convidados da CBF para o evento teve um dia bastante movimentado. Primeiro se reuniu com o presidente da CBF Ricardo Teixeira e os governadores que estão em Zurique para traçar a estratégia durante a solenidade que começou a há pouco em Zurique. Neste encontro indicou o governador do Amazonas a ser o orador do Brasil mostrando as potencialidades da Amazônia. “O europeu tem um preocupação muito grande com o meio-ambiente e a floresta amazônica. Portanto, temos de enaltecer a nossa região, mostrar que além de ser forte no setor turístico tem tudo para atender as exigências da Fifa e organizar a Copa”, disse o governador ao chegar na manhã de hoje na sede da Fifa.
A noite, Maggi foi o convidado especial do governador de São Paulo José Serra em jantar oferecido em Zurique. Serra quer o apoio de Mato Grosso para que São Paulo possa ser oficializado para a abertura da Copa e também para que ganhe o Centro de Imprensa da competição. Apesar dos afagos e de muita conversa, Maggi optou em manter a neutralidade não confirmando nenhum apoio. “Primeiro precisamos garantir Cuiabá no circuito da Copa. Só depois disso é que iremos pensar na Copa como um todo”, disse o governador mato-grossense.
A Fifa anuncia o Brasil como sede logo mais às 11h30 (horário de Mato Grosso), Presente no evento, Blairo Maggi disse que após o anúncio vai reforçar a importância do Estado na competição. “Somos o único estado que tem vários ecossistemas em evidência e que interessa ao turista europeu. Temos a floresta amazônica, temos o araguaia, temos o pantanal e temos a Chapada dos Guimarães. Todas regiões com fácil acesso e boas estradas. Vamos ampliar a rede hoteleira e atender as exigências da Fifa remodelando o Verdão e Cuiabá. Temos a capacidade de promover uma grande Copa e vamos mostrar isso nos encontros que teremos com os representantes da Fifa”, disse Maggi, enfatizando que nenhuma cidade está fora da disputa como divulgaram alguns veículos de comunicação. “A disputa está igual para todos”, conclui.