Em partida de muita luta e pouco brilho técnico, Juventude e Botafogo empataram por 1 a 1 neste domingo em Caxias do Sul, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado não foi bom para nenhum dos clubes, uma vez que os gaúchos seguem na penúltima posição da tabela, com apenas 32 pontos e bem perto de confirmar seu rebaixamento, enquanto o Botafogo segue em oitavo lugar, com 46 pontos e mais distante do sonho de disputar a Copa Libertadores da América.
Nenhum dos clubes mostrou superioridade durante a partida. O Juventude correu o tempo inteiro, mas não mostrou qualidade para conseguir os gols necessários e tentar uma vitória que lhe permitisse continuar sonhando com a permanência na Série A. Já o Botafogo foi traído por mais uma falha de goleiro e não teve qualquer inspiração para conseguir um resultado melhor.
As duas equipes voltam a campo no meio de semana para a disputa da 34ª colocação da tabela. O Botafogo recebe o Cruzeiro no Maracanã, enquanto o Juventude vai a São Paulo para encarar o Palmeiras no Parque Antártica.
O jogo:
Diante de um pequeno público, o Juventude começou partindo para o ataque e logo no primeiro minuto Tadeu chutou rasteiro e assustou o goleiro Roger defendeu. Muito modificado, o Botafogo tinha dificuldades de organizar as jogadas ofensivas, tanto que só construiu sua primeira jogada de perigo aos 20 minutos, quando Zé Roberto fez boa jogada pelo meio e chutou para a defesa de Michel Alves.
A equipe de Caxias do Sul, no entanto, teve que fazer uma mudança logo no primeiro tempo. Júlio César sofreu uma contusão e cedeu seu lugar para Renan. Enquanto isso, aos 25 minutos, o Botafogo teve mais uma chance, agora com Lúcio Flávio, que fez fazer boa jogada e lançou para Joílson, que chutou de dentro da área e viu Michel Alves pegar mais uma vez.
O Juventude criou seu grande momento de perigo aos 33 minutos, quando Juninho tocou com a mão na bola fora da área e o árbitro marcou falta, cobrada por Alex Alves, levando perigo para Roger.
O gol do Botafogo saiu aos 38 minutos de jogo. Dodô conduziu a bola pela intermediária, tabelou com Marquinhos e chutou com força para marcar. Em desvantagem e vaiado pela torcida, o Juventude não teve forças para reagir até o final do primeiro tempo.
No primeiro minuto da segunda etapa, porém, o Ju chegou ao empate. Tadeu cobrou falta na entrada da área e o goleiro Roger falhou de forma clamorosa, permitindo que a bola fugisse dos seus braços. O gol animou o time da casa, que passou a pressionar em busca do segundo gol, enquanto o Botafogo não conseguia mais armar jogadas. Vendo isso, o técnico Cuca se viu obrigado a fazer mudanças na equipe na tentativa de melhorar o rendimento.
Mesmo assim o Juventude continuou melhor, e aos 23 minutos foi a vez de Renan assustar Roger com um chute rasteiro de fora da área. O Botafogo perdeu a coordenação e os zagueiros passaram a enviar bolas longas para Dodô e Reinaldo, sempre cercados por muitos zagueiros.
Em jogo de poucos lances ofensivos, só aos 39 minutos aconteceu uma jogada reanimou a torcida, quando Roger salvou um chute de William, que se livrou dos zagueiros para chutar de dentro da pequena área. Nos minutos finais, o Juventude pressionou de forma desesperada e até o goleiro Michel Alves foi para a área, mas o time gaúcho não conseguiu o gol da vitória.