Na estréia de Romário como treinador, o Vasco fez sua melhor partida dos últimos tempos e derrotou o América do México por 1 a 0, nesta quarta-feira, em São Januário, resultado que não serviu para classificar o time brasileiro, derrotado por 2 a 0 na partida de ida. Agora o América vai disputar a semifinal da competição contra o vencedor de Chivas do México e Arsenal, da Argentina. Já o Vasco vai encarar o Palmeiras na próxima rodada.
O resultado castigou o Vasco que dominou completamente a partida, criou várias chances de gol mas esbarrou na grande atuação do goleiro Ochoa, responsável por seis grandes defesas que impediram a vitória da equipe carioca. Romário entrou em campo aos 20 minutos do segundo tempo mas quase não tocou na bola, concluindo com perigo apenas uma vez. No final do jogo, Romário admitiu até dirigir o time contra o Palmeiras se o presidente Eurico Miranda pedir.
Mesmo com o campo pesado por causa das fortes chuvas que atingem o Rio de Janeiro, o Vasco começou a partida tentando imprimir um ritmo veloz ao jogo. Só que o primeiro lance de perigo foi do América em cabeçada de Oscar Rojas que assustou o goleiro Cássio. Aos cinco minutos, Argüello foi lançado na área mas Cássio saiu bem e impediu a conclusão do atacante mexicano.
Depois dos dois ataques mexicanos, o Vasco assumiu o controle da partida e passou a pressionar, contando com o apoio entusiasmado da torcida. Aos oito minutos, Leandro Amaral arriscou de longe e o goleiro Ochoa desviou para escanteio. Aos 10 minutos, o Vasco marcou. Conca cobrou o escanteio, Rubens Júnior desviou e Leandro Amaral, livre, tocou para o gol.
O América sentiu o golpe e recuou para evitar que o Vasco marcasse o segundo gol. Aos 21 minutos, Conca bate novo escanteio, Luizão cabeceia e Ochoa faz outra grande defesa. O segundo gol da equipe brasileira parecia iminente. E no minuto seguinte, Conca cabeceou para o gol tirando de Ochoa mas o zagueiro mexicano, em cima da linha, aliviou o perigo. O time dirigido por Romário mostrava entusiasmo e pressionava seguidamente em busca do segundo gol.
Aos 26 minutos, Conca limpou a jogada e acertou um forte chute, mas o goleiro Ochoa se esticou todo e mandou para escanteio. Nessa altura da partida, o time visitante estava encolhido em seu campo, tentando suportar a pressão vascaína. Aos 33 minutos, o goleiro do América voltou a brilhar quando defendeu de forma espetacular uma cabeçada de Alan Kardec após cruzamento de Rubens Júnior.
No minuto seguinte, Conca cobrou escanteio, Alan Kardec desviou e Ochoa defendeu parcialmente. No rebote, Luizão cabeceou na trave, desperdiçando grande chance de ampliar o marcador. O América que só se preocupava em bloquear o adversário só apareceu no ataque aos 40 minutos mas a arbitragem marcou de forma equivocada o impedimento do atacante da equipe mexicana.
Os dois times voltaram para o segundo tempo sem modificações e com o mesmo espírito do primeiro tempo. O Vasco atacando em busca do segundo gol e a equipe do México mais preocupada em gastar o tempo e se defender. Logo aos quatro minutos, o Vasco perdeu outra chance clara de gol. Conca fez grande passe para Wagner Diniz que cruzou para Leandro Amaral cabecear e Ochoa fazer mais uma grande defesa. No rebote, Alan Kardec desviou de cabeça e a zaga salvou em cima da linha.
Aos oito minutos, Romário começou um ligeiro aquecimento mas antes de se colocar em campo, trocou o meia Leandro Bonfim por Marcelinho numa tentativa do Baixinho de dar mais força ao ataque já que o Vasco tinha diminuido o ritmo.
Aos 20 minutos, o técnico Romário escalou o atacante Romário no lugar de Alan Kardec. Quatro minutos depois, o Baixinho teve a primeira chance de concluir em cruzamento de Marcelinho mas apenas ‘raspou’ de cabeça e a bola saiu sem perigo para Ochoa.
O Vasco criou uma nova chance de gol aos 28 quando Wagner Diniz cruzou para a área e Leandro Amaral se enrolou na hora da conclusão e perdeu a chance. Aos 30 minutos, Romário fez a última tentativa de dar agressividade ao time, trocando o vaiado lateral Rubens Júnior pelo atacante Enilton. A pressão aumentou mas o time mexicano continuou se defendendo com bravura e garantiu a classificação.