Com um gol do colombiano Ferreira aos 44 minutos do segundo tempo, o Atlético Paranaense derrotou o Vasco por 1 a 0, em partida disputada neste domingo na Arena da Baixada, em Curitiba.
Com a vitória, o Furacão chegou à nona posição com 41 pontos, evitou a proximidade da zona de rebaixamento e colocou o Vasco de vez entre os ameaçados, já que os cariocas seguem com 40 pontos, e caem para o décimo lugar.
Na próxima rodada, o Vasco enfrenta o Botafogo no Maracanã. Antes, o time carioca vai encarar o América, do México, na quarta-feira pela partida de ida das quartas-de-final da Copa Sul-americana. O Atlético Paranaense terá pela frente o Juventude, em Caxias do Sul.
O Atlético começou pressionando e, logo no primeiro minuto, o goleiro Sílvio Luiz fez a primeira defesa em chute de Roberto. O rubro-negro não deixava o Vasco se organizar e, aos quatro, Sílvio Luiz voltou a aparecer bem em cabeçada de Rhodolfo.
Depois de dez minutos de pressão, o Atlético Paranaense reduziu o ritmo e o Vasco começou a sair para o ataque. Aos 12, Conca arriscou de fora da área e a bola acertou o travessão de Viáfara.
O lance despertou o Atlético Paranaense, que voltou a pressionar, enquanto o Vasco se preocupava apenas em se defender. Apenas Conca tentava organizar as jogadas ofensivas na equipe carioca e Leandro Amaral e Alan Kardec, muito isolados, tinham que recuar para tentar tocar na bola.
Mesmo sem mostrar um bom futebol, o Atlético chegava muitas vezes à área vascaína, principalmente em cruzamentos sobre a área, mas não conseguia concluir com perigo. Preocupado em se defender, o Vasco só apareceu no ataque aos 36 minutos, quando Alan Kardec cabeceou um lançamento de Conca e a bola passou raspando à trave direita. No último lance importante da primeira etapa, Leandro Amaral cobrou falta e deu grande susto no goleiro Viáfara.
Os dois times voltaram para o segundo tempo sem modificações e com uma postura mais agressiva. Logo no primeiro minuto, Sílvio Luiz teve que aparecer bem para evitar que Marcelo Ramos cabeceasse para o gol. A resposta do Vasco veio aos seis minutos, quando o goleiro Viáfara se atrapalhou e quase permitiu que o ataque do Vasco ficasse com a bola.
Dez minutos depois, Conca foi lançado em velocidade, mas o colombiano Valencia chegou na cobertura e impediu a conclusão do argentino. Na jogada seguinte, Netinho cruzou e Marcelo Ramos, na pequena área, cabeceou por cima, perdendo uma grande oportunidade de abrir o marcador.
Aos 22, novamente Marcelo Ramos desperdiçou uma boa oportunidade, cabeceando mal quando estava livre na pequena área. O Atlético aumentou a pressão, principalmente através de jogadas aéreas que causavam grande dificuldade para a zaga vascaína. Seis minutos depois, Rubens Júnior fez grande jogada pela esquerda e passou para Conca, que chutou fraco e permitiu a defesa do goleiro do Furacão.
Os dois times mudaram e o time da casa continuou abusando das jogadas aéreas, mas o Vasco criou uma boa chance aos 40 minutos, quando Conca dominou dentro da área e recuou para Eduardo, que concluiu mal. O Atlético criou uma grande confusão na área vascaína com Pedro Oldoni, mas o goleiro Sílvio Luiz acabou abafando a jogada em seguida.
Quando tudo indicava que a partida teminaria empatada, Michel cruzou, Sílvio Luiz saiu mal e o baixinho Ferreira cabeceou para definir o resultado do jogo. Alívio na Arena, que mantém assim o time quatro pontos distante da zona de rebaixamento.