O Fluminense derrotou o Botafogo por 2 a 0 neste domingo, à noite, no Maracanã e quebrou um jejum de mais de dois anos sem vencer o tradicional adversário. Com a vitória, o Tricolor das Laranjeiras, que já está classificado para Libertadores de 2008 por ter conquistado a Copa do Brasil, se aproximou ainda mais do G-4. Agora o Fluminense que obteve sua quarta vitória consecutiva, todas pelo mesmo placar, passou a ocupar a quinta colocação com 43 pontos ganhos enquanto o Botafogo caiu para o sétimo lugar com 42 pontos.
A vitória premiou a melhor organização do Fluminense que definiu a partida nos primeiros 45 minutos e depois soube administrar o resultado, criando ainda algumas chances para ampliar o marcador. O Botafogo mostrou um time mal armado e desgastado que não conseguiu repetir a atuação da vitória sobre o River Plate no meio da semana. A derrota fez o time alvinegro perder uma invencibilidade de 13 partidas diante de clubes cariocas.
Na próxima quinta-feira, o Botafogo enfrenta o River pela Sul-americana e no domingo receberá o Goiás no Maracanã. Já o Fluminense vai encarar o Paraná em Curitiba. Os torcedores nem tinham se ajeitado na arquibancada quando o Fluminense marcou seu primeiro gol aos quatro minutos. A defesa do Botafogo marcou com defeito e Thiago Neves recebeu inteiramente livre no bico esquerdo da grande área. Ele penetrou e chutou cruzado na saída atabalhoada de Roger. O volante Leandro Guerreiro, na tentativa de salvar,acabou colocando a bola nas redes.
O Botafogo ficou atordoado com a vantagem adversária e não conseguia encontrar espaços para penetrar na defesa tricolor. O time de Cuca passou a arriscar chutes de longa distância mas não conseguia assustar Fernando Henrique. Aos 13 minutos, Dodô completamente isolado, acabou recebendo um passe na entrada da área e chutando para uma defesa segura do goleiro tricolor.
Aos 17 minutos, o Fluminense chegou ao segundo gol. Somália desarmou Joilson na lateral e cruzou para David escorar, de primeira, e colocar a bola nas redes de Roger. O segundo gol desanimou a equipe alvinegra e deu mais motivação ao Tricolor que aumentou sua pressão em busca do terceiro gol.Júnior César aos 19 minutos e Alex Dias aos 21 tiveram boas chances mas o goleiro Roger apareceu com segurança. O Botafogo continuava inteiramente perdido em campo e o Fluminense teve outra grande chance aos 33 minutos quando Júnior César pedalou para cima de Joilson e cruzou para a conclusão defeituosa de Somália.
Aos 40 minutos na última jogada importante da etapa inicial, Thiago Neves fez grande jogada pela esquerda e tentou encobrir Roger. A bola sobrou para Somália que tentou de bicicleta mas Renato Silva evitou o terceiro gol do Fluminense.
O Botafogo voltou para o segundo tempo com Alessandro na lateral e Adriano Felício formando dupla com Dodô numa tentativa de Cuca de fazer o Botafogo parar de atacar apenas pelo meio e tentar penetrar pelas laterais do campo. Mas as mudanças não surtiram efeito porque o Fluminense continuava chegando primeiro nas divididas e saindo com velocidade para o ataque. Aos oito minutos, quase o Tricolor chegou ao terceiro gol quando após passe de Alex Dias, Somália deu um toque para tirar de Roger e a bola cruzou toda a extensão do gol e acabou sendo aliviada pela defesa alvinegra. Aos 12, Alex Dias tentou de meia bicicleta mas a bola não levou perigo para Roger.
Desorientado, sem conseguir penetrar pela defesa tricolor, o Botafogo passou a levantar bolas para a área e Dodô quase marcou aos 24 minutos quando Lúcio Flávio cruzou da direita, Dodô cabeceou para o chão e Fernando Henrique fez defesa espetacular, evitando o primeiro gol.
Novas modificações feitas por Renato Gaúcho e Cuca não alteraram o desempenho das duas equipes e o Fluminense passou a administrar o resultado até o apito final enquanto o Botafogo continuou lutando mas sem mostrar talento ou objetividade.