quinta-feira, 12/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Palmeiras vence Goiás e está entre os quatro melhores

PUBLICIDADE

A recuperação do Palmeiras foi mais rápida do que o técnico Caio Júnior poderia imaginar. Graças às combinações de resultado (especialmente a derrota do Botafogo para o Náutico), a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro terminou de forma excelente ao Verdão, que na noite deste domingo bateu o Goiás por 2 a 0 no Parque Antártica e alcança, desta forma, uma posição na zona de classificação à Copa Libertadores.
O resultado encerrou uma seqüência de três partidas sem vitórias da equipe, que desta forma disse adeus à luta pelo título. A vaga na maior competição interclubes da América, contudo, está mais do que encaminhada. E parte da responsabilidade por isso é do reserva Caio.

Substituto do chileno Valdívia, de fora com uma contusão nas costas, foram dos pés do camisa 16 que saíram as jogadas para os dois gols palmeirenses da noite. No primeiro, aos 31 da etapa final, Caio fintou dois marcadores e tocou curto para Makelele. O volante errou o chute a bola sobrou para Francis completar. No tempo complementar, aos seis, o meia marcou o seu quarto gol no Brasileirão ao desviar cruzamento curto de Edmundo.

O Palmeiras ocupa agora a quarta colocação na tabela com 40 pontos, um a mais que o Vasco, que tem um jogo a menos na competição. O Goiás, em crise, segurou sua segunda derrota consecutiva e cai para a décima posição, com 33. Cabeças prometem rolar durante a semana na Serrinha, visto que a pressão antes deste domingo já era grande para o técnico Paulo Bonamigo.

A esperança para os esmeraldinos é no próximo sábado, quando a equipe recebe a visita do Náutico – favorito ao rebaixamento -, no Serra Dourada. No domingo, também pela 26ª rodada, o Palmeiras tenta se segurar no G-4 contra o Atlético-PR, outro na luta para escapar da degola, na Arena da Baixada.

O técnico Caio Júnior já tinha cantado a bola durante a semana. “O Goiás joga com três zagueiros, fechado, vai ser uma partida muito dura”. Mal sabia o treinador que ele resumira bem o jogo alguns dias antes dele acontecer. Diante de um adversário mais preocupado com a defesa, o Palmeiras não teve problemas para tocar e manter a posse de bola, mas sim para concluir as jogadas. A defesa esmeraldina estava bem postada e o Verdão tinha problemas para se organizar ofensivamente.

Isso não impediu alguns momentos de euforia para a torcida. Logo aos seis, Makelele arrancou um cruzamento para a área e Max, sozinho, cabeceou próximo ao travessão. Dois minutos depois, foi a vez de Edmundo passar por dois marcadores com um bonito drible e finalizar rente à trave direita de Harlei.

Se estava difícil superar a marcação dos visitantes, o Alviverde passou a tentar todas as suas principais armas. Aos 16, Wendel dominou da entrada da área e experimentou, com perigo. Quatro minutos depois, uma das jogadas mais bonitas da partida. Max buscou o jogo fora da área e tabelou com Caio, que finalizou rasteiro e viu a bola raspar o poste direito.

Surpresa de Caio Júnior na escalação, Caio era disparado o melhor homem na partida. Em noite feliz, o camisa 16 queria mostrar trabalho. E conseguiu aos 31, quando utilizou de suas qualidades para passar por dois adversários e tocar curto para Makelele. O volante errou o chute e o rebote caiu livre nos pés de Francis, que só encostou para marcar seu primeiro gol no Brasileirão.

A ausência de Valdívia sequer era notada, pois novamente Caio deu uma demonstração de técnica a Caio Júnior. Aos 37, ele cobrou falta fechada, Harlei se atrapalhou na hora de sair do gol e desviou para trás. A bola sobrou livre para Makelele, que mesmo com as metas vazias desviou para fora.

Em desvantagem no marcador, o Goiás tentou correr atrás do prejuízo nos minutos finais do primeiro tempo. A equipe liberou os alas e quase obteve resultado aos 43, quando Fabrício Carvalho rolou curto para trás e Diego fuzilou de longe, com perigo.

O crescimento esmeraldino assustava, mas nem por isso o Palmeiras deixou de se impor em casa. Na volta do intervalo, o Verdão tratou de colocar as coisas em ordem. Aos seis, Diego Cavalieri fez um lançamento longo com as mãos, a zaga do Goiás dominou mal e Edmundo chegou por trás para roubar na perfeição. Livre, o Animal invadiu a área e só rolou para Caio fazer o segundo.

Tranqüilo e com o jogo nas mãos, o Verdão passou a administrar melhor o toque de bola. Por conta disso, Caio Júnior colocou em campo o jovem Amaral, puxando Wendel para o meio-campo. O Goiás, em crise, pouco assustava. Aos 17, Paulo Baier chutou de fora da área e quase pegou Diego desprevenido. Foi só. A resposta veio aos 24 e contou com uma excelente participação de Harlei. Edmundo bateu escanteio curto e Gustavo cruzou. Max finalizou duas vezes, mas em ambas o goleiro esmeraldino salvou maravilhosamente.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...

FMF divulga calendário de competições do futebol mato-grossense para próxima temporada

A Federação Mato-grossense de Futebol anunciou o calendário oficial...
PUBLICIDADE