O Vasco goleou o Náutico por 4 a 1 em partida disputada nesta quinta-feira em São Januário. Com o resultado, a equipe carioca, que manteve sua longa invencibilidade em seu estádio, chegou aos 38 pontos ganhos e assumiu a terceira posição do Campeonato Brasileiro, desbancando o Botafogo, que caiu para o quarto lugar. Já o Náutico segue na zona do rebaixamento com 20 pontos, em 18º lugar.
O jogo chegou a ficar complicado para o Vasco, que desperdiçou algumas chances e ficou inferiorizado numericamente ainda no primeiro tempo, com a expulsão do volante Andrade. Só na metade do segundo tempo, quando marcou o segundo gol, é que a equipe dirigida por Celso Roth assumiu o domínio das ações e construiu a goleada. O Náutico, que entrou com um esquema defensivo, lutou muito mas acabou superado por uma equipe tecnicamente superior.
Na próxima rodada, o Vasco disputará o clássico contra o Fluminense no Maracanã, enquanto o Náutico receberá o Internacional nos Aflitos.
O Vasco começou a partida no ataque tentando decidir a partida logo no início, enquanto o Náutico, com um forte esquema defensivo, mostrava claramente sua intenção de apens bloquear as investidas do adversário. Logo no segundo minuto, Wagner Diniz foi derrubado nas imediações da área. Andrade cobrou com a violência habitual e o goleiro Eduardo defendeu para escanteio. Aos sete minutos foi a vez de Conca dar um passe perfeito para Abuda. Mas o atacante chutou muito mal, desperdiçando a jogada.
A pressão do Vasco continuava e o time pernambucano mal passava da intermediária. Apenas Ferreira, isolado na frente, tinha que lutar contra dois zagueiros e nada conseguia de positivo. Aos 18 minutos, Conca colocou Leandro Amaral na cara do gol, mas antes que ele chutasse, Onildo chegou fote na jogada e o árbitro marcou pênalti – para revolta dos jogadores do Náutico. A cobrança só aconteceu três minutos depois e Leandro Amaral bateu com categoria para marcar.
O time dos Aflitos só conseguiu criar sua primeira jogada de perigo aos 25 minutos, em conclusão de Ferreira que Sílvio Luiz defendeu com facilidade. O Vasco continuou dominando e o goleiro Eduardo apareceu bem aos 26 minutos em chute de Guilherme, que recebeu ótimo passe de Conca, o melhor da partida. O mesmo Guilherme desperdiçou outra chance aos 33, ao receber passe de Leandro Amaral.
Para tentar melhorar a produção ofensiva do ataque, o técnico Roberto Fernandes trocou o volante Everaldo pelo atacante Marcelinho. Mas foi o Vasco que estava perto do segundo gol, que quase saiu aos 36 quando Leandro Amaral chegou atrasado em cruzamento de Abuda. O Náutico melhorou a produção ofensiva mas acabou prejudicado pela arbitragem que marcou um impedimento inexistente de Geraldo.
Aos 43 minutos, Andrade, que já tinha cartão amarelo, fez outra falta dura e acabou expulso de campo na primeira partida que começou como titular. Com um jogador a menos, o Vasco voltou para o segundo com duas mudanças em tentativa do técnico Celso Roth de arrumar a equipe. E o time chegou a dar impressão de que ampliaria o placar logo no início do segundo tempo. Conca continuava jogando muito e criando chances para seus companheiros.
Aos 11 minutos, o Náutico chegou ao empate após bela troca de passes na entrada da área carioca. Um toque preciso de Geraldo deixou Marcelinho livre na frente de Sílvio Luiz para fuzilar sem qualquer chance de defesa para o clube carioca. Três minutos depois, o Náutico quase desempatou em bomba de Sidny, que o goleiro Sílvio Luís espalmou para escanteio. O time pernambucano seguia pressionando mas o Vasco criava as melhores chances.
Aos 27 minutos, Leandro Amaral cabeceou mal um cruzamento de Conca quando estava inteiramente livre. Aos 28 minutos, o time carioca desempatou. Leandro Amaral entrou pela esquerda e chutou. O goleiro Eduardo defendeu parcialmente e Marcelinho entrou de cabeça para colocar o time de São Januário na frente.
Na base do desespero, Roberto Fernandes colocou o atacante Fábio Saci no lugar do volante Radamés, mas o Vasco marcou o terceiro gol com Rubens Júnior aos 43 minutos após receber bom passe de Leandro Amaral. Marcelinho marcou o quarto gol aos 45 minutos, definindo o marcador.