O Flamengo conseguiu finalmente deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Goiás por 3 a 1, em partida disputada na noite deste domingo, no Maracanã. Léo Medeiros, Juan e Ibson marcaram os gols do Rubro-negro carioca. Paulo Baier descontou para os goianos já nos acréscimos.
Com o resultado, o rubro-negro carioca subiu para a 16ª posição com 24 pontos ganhos, enquanto o Goiás caiu para o nono lugar, com 30 pontos ganhos. A vitória do Flamengo foi merecida, porque a equipe dirigida por Joel Santana mostrou mais ambição ofensiva desde o primeiro minuto. Já o Goiás entrou de forma cautelosa e, depois que sofreu o primeiro gol, desanimou e não teve forças para tentar a reação. O time goiano reclamou bastante da não marcação de um pênalti de Fábio Luciano sobre Cristiano quando a partida ainda estava empatada.
Na próxima rodada, o Rubro-negro enfrentará o Botafogo no Maracanã, enquanto o Goiás vai à Caxias do Sul encarar o Juventude.
Com o Maracanã lotado, o anfitrião começou a partida de forma empolgada, mas com alguma dificuldade para entrar na bem plantada defesa do Goiás. Já o time goiano se defendia com muitos jogadores, mas procurava sair em velocidade nos contra-ataques. Aos cinco minutos, os zagueiros cariocas se atrapalharam e a bola acabou sobrando para Paulo Baier, que concluiu com perigo.
O Flamengo insistia com os laterais cruzando bolas que levavam perigo para o gol de Harlei, já que Souza levava vantagem sobre os zagueiros. Aos 12 minutos, Cristiano recebeu dentro da área e, de bicicleta, mandou para o gol, mas o goleiro Bruno fez uma defesa sem sustos. Aos 16 minutos, Cristiano foi derrubado dentro da área por Fábio Luciano, mas o árbitro Godóy Bezerra não marcou o pênalti. O lance fez o time carioca despertar na partida e aos 19 minutos, Maxi fez ótima jogada e lançou Souza, que deu passe preciso para Juan dentro da área, mas o lateral furou de forma bisonha.
O Flamengo dominava a partida e o Goiás apenas se defendia sem qualquer ambição ofensiva. Aos 27 minutos, Juan levantou da esquerda, Angelim escorou e Maxi bateu para defesa de Harlei. A partir dos 30 minutos, a partida ficou mais truncada, com as duas equipes abusando das faltas. Mesmo sem estar em bom momento no jogo, o Rubro-negro acabou marcando aos 37 minutos. Maxi arrancou pela esquerda e cruzou rasteiro. Souza tocou na bola que acabou sobrando para Léo Medeiros, que entrava livre e não teve trabalho em inaugurar o placar.
O Goiás ficou abatido com o gol e não conseguiu criar chances para empatar enquanto o Flamengo manteve a pressão até o final do primeiro tempo.
O visitante voltou mais agressivo para o segundo tempo e aos seis minutos Paulo Baier quase empata em chute que desviou em Fábio Luciano quando tinha a direção do gol. Quando parecia que a equipe visitante chegaria ao empate, o Flamengo marcou o segundo gol aos 11 minutos em bela jogada de Juan, que arrancou pelo meio e bateu forte por cobertura se aproveitando da posição adiantada de Harlei. O gol incendiou o Maracanã e o Flamengo chegou ao terceiro aos 15 minutos, por intermédio de Ibson, que cabeceou para as redes depois de cruzamento de Léo Medeiros mal cortado pela defesa goiana.
O dono da casa passou a administrar o resultado e perdeu o meia argentino Maxi, que sentiu um problema muscular e foi substituído por Obina aos 23 minutos. Dois minutos depois, José Moura, o ‘beijoqueiro’, invadiu o gramado para tentar beijar Obina, interrompendo a partida. Ele foi detido pelos policiais e retirado do campo.
O Goiás já não tinha forças para reagir, mas Paulo Baier, o mais lúcido da equipe, ainda dava trabalho ao goleiro Bruno, como aconteceu aos 31 minutos, quando chutou de longe e obrigou o goleiro rubro-negro a se empenhar para evitar que a bola entrasse no canto.
Nos minutos finais, enquanto a torcida fazia a festa e o Flamengo se preocupava apenas em administrar o resultado para poupar seus jogadores, o Goiás ainda marcou o seu gol de honra através de Paulo Baier que aproveitou indecisão de Bruno em bola cruzada sobre a área.