O Santos reagiu no Campeonato Brasileiro. Após perder para Goiás e Náutico, nesta quarta-feira o time de Wanderley Luxemburgo venceu o Atlético-MG por 2 a 1, gols de Marcos Aurélio e Kléber Pereira, ambos com assistência de Kléber, no Mineirão. Danilinho descontou para o Galo.
O resultado permite ao Santos voltar a sonhar com uma vaga na Copa Libertadores da América e até com o título. O time da Vila Belmiro passou a somar 21 pontos, contra 22 do Atlético-MG. No domingo, o Peixe receberá o Flamengo, enquanto o Galo buscará a recuperação contra o Juventude em Caxias do Sul.
Nesta quarta, Kléber usou a camisa dez, que será do recém-contratado Petkovic. Sem contar com o machucado Pedrinho, o técnico Wanderley Luxemburgo deslocou o lateral-esquerdo para a armação santista, deixando Rodrigo Tabata na reserva. Dionísio compôs o meio-campo no lugar de Adriano, suspenso.
Sobrecarregado e caindo sempre para o lado esquerdo do campo, Kléber criou pouco nos primeiro minutos de partida. O atacante Marcos Aurélio voltava bastante para auxiliar na armação das jogadas ofensivas do Peixe, contudo também não fazia o suficiente para incomodar a defesa do Atlético-MG.
Já o Galo esbarrava no bem postado sistema defensivo do adversário, que jogava com três zagueiros e dois volantes. Empurrados pelos torcedores, Marcinho e Danilinho faziam o que podiam para se desvencilhar da marcação, mas sem sucesso. O goleiro Fábio Costa trabalhou pouco no primeiro tempo.
O Santos aproveitou os espaços oferecidos pelas investidas do Atlético-MG para contra-atacar. Aos 33 minutos, Kléber fez o que dele se esperava. Em ótimo passe do camisa dez, Marcos Aurélio saiu livre de marcação dentro da área e finalizou sem chances de defesa para o goleiro Edson: 1 a 0.
No intervalo, o técnico Emerson Leão trocou Éder Luís por Lúcio, porém não conseguiu mudar muito o panorama do jogo. O Atlético-MG se expunha ainda mais quando atacava desorganizado. Do outro lado, o Santos trabalhava bem a bola nos contragolpes. E Kléber voltou a desequilibrar aos 14 minutos.
O agora meia lançou Kléber Pereira na área com precisão. O centroavante dominou a bola e, de calcanhar, completou para as redes. Pouco depois, Leão sacou Bilu, que havia substituído Rafael Miranda no primeiro tempo, para a entrada do atacante Vanderlei. O jogador deixou o campo muito hostilizado pela torcida.
Aos 26 minutos, o público se manifestou novamente, mas para comemorar. Lúcio cruzou da esquerda, Vanderlei cabeceou e, no rebote de Fábio Costa, Danilinho descontou para o Atlético-MG. A partir de então, o time mandante melhorou e passou a acuar o Santos, que não abdicava dos contra-ataques.
Luxemburgo resolveu, então, reforçar seu meio-campo. Tirou Marcos Aurélio, que correu muito durante a partida, e colocou Rodrigo Tabata. Quando a partida ficou aberta como nunca, no entanto, nenhuma das equipes conseguiu chegar ao gol. Melhor para o Santos, que encostou no próprio Atlético-MG na tabela.