PUBLICIDADE

Cuiabá está confirmada entre as 18 cidades pré-candidatas à copa de 2014

PUBLICIDADE

Cuiabá está oficialmente confirmada entre as 18 cidades pré-candidatas a sediar a Copa do Mundo da Fifa de 2014, no Brasil. O anúncio foi feito esta manhã, pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, durante a entrega do Caderno de Encargos do Brasil à Fifa, em Zurique (Suíça). No caderno segue toda a documentação exigida pela Fédération Internationale de Football Association (FIFA) para que o Brasil possa sediar a Copa do Mundo.

Com a entrega da documentação é iniciada a fase de analises por parte da Fifa, que envia já no mês de setembro uma equipe técnica para as primeiras vistorias oficiais in loco nas cidades candidatas. Durante as vistorias serão observados aspectos gerais, como infra-estrutura gastronômica, hoteleira, hospitalar e rodoviária, com ênfase para os projetos de modernização ou construção de novos estádios. No final de novembro, a Fifa anuncia a confirmação do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, uma vez que o país é candidato único ao Mundial, após a desistência da Colômbia.

Entre os documentos encaminhados à FIFA destacam-se a ‘declaração governamental’, assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e 11 garantias governamentais, fornecidas por seus ministros, para facilitar e viabilizar a realização da Copa no Brasil. Também foram entregues 18 acordos das cidades-sede (“Host City Agreements”), firmados por prefeitos e outras autoridades locais, e 18 acordos dos estádios (“Stadium Agreements”), assumidos por governadores e administradores de órgãos esportivos estaduais.

As garantias governamentais assinadas pelo presidente Lula, estão nas seguintes áreas: permissão de entrada e saída para estrangeiros; permissão de trabalho; taxas e impostos alfandegários; isenção tributária; operações cambiais e bancárias; procedimentos de check-in, alfândega e imigração; direitos comerciais de exploração e proteção autoral; bandeiras e hinos nacionais; indenização; telecomunicação e tecnologia da informação.

Também foi encaminhado o Bid Book, um extenso e detalhado levantamento respondendo a uma minuciosa lista de informações requisitadas pela Fifa, sobre as condições do Brasil para sediar o evento, em particular sobre as cidades candidatas, com seus respectivos projetos de reforma ou construção de novas arenas, além de planos para as áreas de infra-estrutura, transporte, segurança e meio ambiente.

Abaixo as 18 cidades candidatas a sediar os jogos da Copa 2014, observando que as cidades de Recife e Olinda, na Região Nordeste, são vizinhas e participam como candidatura única.

1 Belém / Pará – Estádio Mangueirão
2 Belo Horizonte / Minas Gerais – Estádio Mineirão
3 Brasília / Distrito Federal – Estádio Mané Garrincha
4 Campo Grande / Mato Grosso do Sul – Estádio Morenão
5 Cuiabá / Mato Grosso – Estádio Verdão
6 Curitiba / Paraná – Arena da Baixada
7 Florianópolis / Santa Catarina – Estádio Orlando Scarpelli
8 Fortaleza /Ceará – Estádio Castelão
9 Goiânia / Goiás – Estádio Serra Dourada
10 Maceió / Alagoas – Arena Zagallo
11 Manaus / Amazonas – Estádio Vivaldão
12 Natal / Rio Grande do Norte – Estádio Estrela dos Reis Magos
13 Porto Alegre / Rio Grande do Sul – Estádio Beira-Rio
14 Recife-Olinda / Pernambuco – Arena Recife-Olinda
15 Rio Branco / Acre – Arena da Floresta
16 Rio de Janeiro / Rio de Janeiro – Estádio do Maracanã
17 Salvador / Bahia – Arena da Bahia
18 São Paulo / São Paulo – Estádio do Morumbi

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sport Sinop confirma mais duas novas contratações

Dois novos atletas foram contratados para reforçar o Sport...

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...
PUBLICIDADE