É campeão. Ou melhor, tricampeão (63, 83 e 2007) . A Seleção Brasileira masculina adulta venceu os Estados Unidos, por 3 sets a 0 (25/16, 25/20 e 25/22) e conquistou a medalha de ouro na competição. Diante de um Maracanãzinho lotado, o time comandado pelo técnico Bernardinho fez a festa da torcida e conquistou o único título que faltava a essa geração mais que vitoriosa.
No primeiro set, os torcedores já puderam ter um aperitivo do que seria a final. O Brasil iniciou a parcial com um ace do ponteiro Giba. Mostrando um poderoso bloqueio, principalmente os do meio-de-rede Gustavo, e com ataques precisos do ponteiro Dante e do oposto André Nascimento, os brasileiros provaram que buscariam o ouro a qualquer custo. Os norte-americanos chegaram a estar na frente (10/7), mas, em uma seqüência de saques do meio-de-rede Rodrigão, o Brasil conseguiu virar e abrir: 14/10. A eficiência do time verde-amarelo continuou e o Brasil fechou: 25/16, em uma cortada de Dante.
Na segunda parcial, o Brasil continuava a mandar no jogo. Impondo seu ritmo, com saques forçados, o time comandado pelo técnico Bernardinho desarticulava as jogadas da equipe dos Estados Unidos. Após o segundo tempo técnico (16/13), os norte-americanos ainda tentaram reagir, com uma seqüência de quatro pontos consecutivos, mas era tarde. Os brasileiros fecharam: 25/20, em uma cortada do ponteiro Dante.
No terceiro set, o clima no ginásio do Maracanãzinho era de expectativa. Sem deixar o ritmo cair, o Brasil continuava a jogar com muita garra, buscando todas as bolas e vibrando a cada ponto. Com uma bela atuação do ponteiro Giba, que além de se destacar na defesa, virava todas as suas bolas, a equipe verde-amarela seguia ao lugar mais alto do pódio. Os Estados Unidos ainda tentaram se manter vivos na partida, mas não conseguiram. Era dia da torcida brasileira soltar o grito de campeão. Em um erro dos Estados Unidos, o Brasil fechou a parcial e o jogo: 25/22.
Equipes
Brasil – Marcelinho, André Nascimento, Giba, Dante, Rodrigão e Gustavo. Líbero: Sérgio (Escadinha). Entraram: Anderson e Bruninho.
Técnico: Bernardinho
Estados Unidos – Hansen, Billings, Rooney, Polster, Lee e Thomas. Líbero: Lambourne. Entraram: Mckienzie, Taliaferro e Hein.
Técnico: Ronald Larsen.