O Atlético-MG já tem novo treinador. Desta vez a diretoria não inventou e atendeu as expectativas da torcida. O novo comandante alvinegro é Émerson Leão, que estava parado desde sua demissão do Corinthians, ainda nas últimas rodadas do Campeonato Paulista. A contratação foi agilizada pelo diretor de futebol, Beto Arantes, que foi pessoalmente a São Paulo negociar com o escolhido.
Será a segunda passagem do ex-goleiro por Vespasiano. Na primeira, em 1997, Leão conquistou o título da extinta Copa Conmebol, fato que o deixou marcado junto à massa. Em entrevista ao site Superesportes, o treinador agradeceu a confiança da torcida e reconheceu que tem grande identificação com o Galo.
O novo comandante do Galo chega em Belo Horizonte na quinta-feira, quando acompanhará o jogo contra o Fluminense, no Mineirão. Nesta partida, o Atlético será comandado pelo ex- jogador Marcelo Oliveira, comandante dos juniores. A apresentação oficial de Leão ainda será agendada pelo clube.
Leão estreou no Alvinegro em 8 de junho de 1997, quando venceu o Botafogo-RJ por 2 a 1, em Brasília. Na ocasião, substituiu Eduardo Amorim e engatou uma sequência de 45 jogos, com 23 vitórias, 11 empates e 11 derrotas. Foram 76 gols a favor e 55 contra. Além do título na Copa Conmebol, o treinador levou o Galo à fase final do Brasileirão.
O contrato do treinador tem opção de renovação, por tempo não revelado. O acordo entre as partes satisfaz ambos. Pelo lado do clube, que buscava alguém experiente, capaz de domar os jovens e estabelecer um padrão tático, e do profissional, que estava parado e tem em Minas a chance de alavancar a carreira mais uma vez.
Até porque a situação do Atlético é semelhante a do Corinthians no ano passado: o Galo é apenas o 15º colocado com 16 pontos, dois de vantagem para a zona do rebaixamento. ‘O Leão está consciente da situação do Atlético e muito motivado a mostrar a sua capacidade’, resumiu Arantes, responsável indireto pela contratação do treinador.