Fernando Alonso valeu-se de sua capacidade como piloto, além da boa forma do carro da McLaren para vencer o Grande Prêmio da Europa, que foi disputado no circuito de Nurburgring. Contudo, o espanhol teve que suar a camisa para poder sair do traçado alemão com sua terceira vitória neste campeonato.
Logo na largada, o brasileiro Felipe Massa foi agressivo, forçando seu carro para cima Alonso e conseguindo ganhar a segunda posição. Mas logo em seguida, por causa da forte chuva, o safety car entrou em ação e a corrida encaminhou-se para uma nova largada, quando o líder, surpreendentemente era Markus Winkelhock, da Spyker.
Na nova saída, Felipe Massa conseguiu ultrapassar o alemão imediatamente após a saída do safety car, assim como Fernando Alonso. Com o espanhol logo atrás, a Ferrari hesitava em chamar seu piloto aos boxes. No entanto, na 52ª volta, tanto o paulista quanto o espanhol foram para seus pit-stops, tendo o ferrarista voltando à pista ainda na primeira colocação.
Nas últimas cinco voltas, porém, Fernando Alonso imprimia forte ritmo e tentava a todo custo ultrapassar Massa. O brasileiro conseguiu a princípio segurar seu rival, mas depois de muita persistência, o atual bicampeão da Fórmula 1 fez a ultrapassagem e não deixou mais a ponta, caminhando tranquilamente para colocar a McLaren novamente no lugar mais alto do pódio após duas corridas de triunfos do time italiano.