PUBLICIDADE

Brasil goleia Argentina é campeão para 8ª vez e Dunga conquista 1ºtítulo como técnico

PUBLICIDADE

O Brasil não precisou de Ronaldinho Gaúcho e Kaká para conquistar a Copa América 2007. Jogando contra uma seleção melhor arrumada, mais experiente e completa, o técnico Dunga fez sua primeira final como treinador profissional e conquistou o título da Copa América, neste domingo, em Maracaibo, na Venezuela.
O Brasil não se acanhou diante das badaladas estrelas argentinas e aplicou nova goleada de 3 a 0, exatamente como havia feito no amistoso do dia 2 de agosto de 2006, no início da nova ‘Era Dunga’. Depois de ter travado uma batalha contra o futebol-arte durante à competição, o treinador brasileiro foi obrigado a tornar seu time mais ofensivo no jogo decisivo devido à suspensão de Gilberto Silva e, desta forma, trouxe a oitava Copa América para o Brasil.

Capitão na conquista do tetracampeonato mundial em 1994, Dunga mais uma vez obteve o resultado com seu futebol de resultados. Desta vez, no entanto, o sucesso na final não veio nas cobranças de pênaltis. Se a atuação não foi exuberante, ao menos trouxe a taça e deixou novamente a Argentina frustrada tendo que lidar com o jejum de títulos, que já dura 14 anos.

Robinho sumiu na partida contra a Argentina, mas foi o artilheiro da Copa América com seis gols marcados (cinco contra o Chile e um contra o Equador). Bem marcado, Riquelme não conseguiu alcançá-lo e ficou com a vice-artilharia, com cinco gols

A marcação da seleção brasileira foi muito boa no meio-campo e, desta vez, não faltou qualidade na hora de sair em velocidade. Depois de ter desperdiçado um dos pênaltis na decisão com a Alemanha, na Copa de 2006, Ayala mais uma vez foi o vilão do time argentino. Ele fez um gol contra e ainda levou o corte no belo gol de Júlio Baptista.

A partida começou estudada, truncada e faltosa nos primeiros minutos. Elano, substituto de Gilberto Silva (suspenso), desatou o nó rapidamente. Em um lindo lançamento, o meia achou Júlio Baptista na área argentina. Ele cortou Ayala e bateu forte no ângulo. Abbondanzieri nem se mexeu e só viu as redes estufarem, aos quatro minutos.

Atrás no placar, a Argentina não se assustou e foi em busca do empate. Quatro minutos depois, Verón ajeitou de cabeça com elegância e Riquelme acertou um chute muito forte na trave de Doni.

Ao contrário do que poderia se imaginar, a seleção brasileira não se limitou a jogar nos contra-ataques. Apesar da tentativa de pressão argentina, o Brasil saiu para o jogo e quase fez o segundo gol. Maicón deu drible-da-vaca dentro da área e cruzou. A zaga afastou.

O time de Dunga tinha o jogo relativamente sob controle até os 33 minutos, quando perdeu Elano com uma contusão muscular na região posterior da perna esquerda. Tendo apenas o volante Fernando como opção, Dunga notou sua equipe melhor do que nos outros jogos e decidiu improvisar para não voltar ao esquema exageradamente defensivo. Improvisou o lateral Daniel Alves na posição.

A mexida deu certo e o jogador do Sevilla logo cruzou pela direita e viu Ayala fazer um gol contra que deu total tranqüilidade ao time canarinho, aos 39 minutos. A Argentina perdeu a cabeça e exagerou nas faltas.

Após o intervalo, o Brasil quis usar de malandragem e não mostrou o mesmo talento dos argentinos para gastar o tempo e administrar a vantagem. Nos primeiros minutos, Gilberto e Doni foram advertidos por retardarem a reposição de bola.

A Argentina se esforçou, mas não conseguiu assustar o Brasil. No contra-ataque, o time de Dunga foi inteligente e matou o jogo. Vágner Love fez grande jogada e enfiou para Daniel Alves nas costas da defesa. O lateral bateu cruzado e fez um lindo gol: 3 a 0.

Aos 35 minutos, Messi recebeu livre, driblou Doni e marcou gol, que foi anulado pelo bandeira uruguaio Walter Rial. O Brasil seguiu marcando bem e saindo em velocidade até o árbitro apitar o fim de jogo. Pela segunda vez consecutiva, a seleção foi campeã da Copa América em cima da Argentina. Em 2005, a seleção canarinho já tinha saído vitoriosa em cima do maior rival na final da Copa das Confederações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sport Sinop confirma mais duas novas contratações

Dois novos atletas foram contratados para reforçar o Sport...

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...
PUBLICIDADE