O Figueirense fez valer a vantagem de jogar diante da torcida e bateu o Cruzeiro por 2 a 1 nesta terça-feira, em Florianópolis. O resultado positivo, assim como a combinação favorável da rodada, levou a equipe catarinense ao quinto lugar, agora com 14 pontos. Já o Cruzeiro desperdiçou a chance de ingressar o G-4 e com a derrota caiu para a sétima posição, com 13.
O placar também quebrou o jejum de vitórias do Figueirense, que não vencia há três rodadas (foram dois empates e uma derrota). Do lado do Cruzeiro, o resultado fora de casa encerrou a série de bons resultados do time mineiro na competição, já que antes da rodada o time acumulava três vitórias consecutivas.
O Cruzeiro, aliás, não se intimidou em atuar longe de sua torcida e começou o primeiro tempo melhor do que o Figueirense. O time mineiro pressionou o time adversário e criou boas oportunidades nos minutos iniciais, principalmente com o atacante Roni. Contudo, como nem sempre o futebol é justo, os visitantes acabaram sofrendo o gol antes de fazer.
Aos 13, Diogo conseguiu um cruzamento da direita e encontrou Otacílio Neto livre para abrir o placar no Orlando Scarpelli. O gol animou o time da casa, que passou a dominar as ações no meio-campo. Aos 27, porém, o mesmo Otacílio errou a saída de bola e permitiu que Roni dividisse com o próprio companheiro Araújo antes de tocar na saída do goleiro.
A partir daí, o jogo se equilibrou e as duas equipes se alternavam nas jogadas de ataque, com o Figueirense mais conclusivo do que o Cruzeiro. Aos 32, o time da casa teve outra boa chance de assumir o placar com o atacante Otacílio Neto, que recebeu passe e tocou para as redes de Gatti. O auxiliar, entretanto, parou o lance marcando impedimento.
A pressão dos donos da casa, porém, não cessou. Aos 39, novamente Otacílio Neto avançou com perigo e cruzou para o companheiro Victor Simões. O atacante do Figueira cabeceou com perigo na trave e quase ampliou o placar para o time da casa ainda antes do final do primeiro tempo.
Na segunda etapa, o Figueira voltou mais organizado e conseguiu chegar ao desejado gol logo nos primeiros minutos. Aos seis, Cleiton Xavier cobrou falta da direita e colocou a bola na cabeça de Felipe Santana, que só teve o trabalho de desviar no canto do goleiro Gatti: 2 a 1.
A partir daí, o jogo se inverteu e o Cruzeiro passou a dominar as jogadas ofensivas. O Figueirense, satisfeito com o placar favorável, se limitava a explorar os contra-ataques. Apesar da pressão, o desejado gol cruzeirense não saiu. Destaque para a defesa catarinense, que conseguiu segurar o ímpeto mineiro e assegurou o placar favorável.
Na próxima rodada, o Figueirense vai até Porto Alegre para enfrentar o Internacional, no estádio do Beira-Rio. O Cruzeiro também viaja: vai ao litoral paulista encarar o Santos. As duas partidas, válidas pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, serão realizadas no próximo sábado, às 18h10.