Aproveitando a boa fase de Riquelme, a Argentina conseguiu mais três pontos na Copa América em nova virada. O meia foi autor de dois gols na vitória por 4 a 2 desta segunda-feira sobre a Colômbia e ajudou seu país a conquistar uma vaga para as quartas-de-final da competição.
Com o resultado, os argentinos chegaram aos seis pontos no grupo C, mesma pontuação do Paraguai, que fica atrás nos critérios de desempate. Colômbia e Estados Unidos, que ainda não somaram pontos na chave e se enfrentam na próxima quinta-feira, precisam vencer o último duelo e ainda dependem de jogos dos outros grupos para conseguirem a classificação.
A vitória também serviu para a Venezuela. Anfitriã da competição, a equipe teve sua vaga garantida, já que tem quatro pontos no grupo A e se classifica na pior das hipóteses por índice técnico.
A partida começou agitada e, logo aos seis minutos, Crespo subiu mais do que o zagueiro Córdoba para cabecear uma bola na trave adversária. Os colombianos responderam três minutos depois, quando Ferreira chutou cruzado e Perea desviou para o fundo da rede, inaugurando o marcador.
Mesmo com a desvantagem, os hermanos não se abalaram e conseguiram empatar aos 18 minutos. Messi recebeu na área e foi tocado por Rodallega, conseguindo um pênalti. Crespo cobrou com força e fez seu terceiro gol na competição. Logo depois da cobrança, o atacante sentiu a coxa direita e pediu a substituição. O treinador Alfio Basile colocou Diego Milito em seu lugar.
Melhor em campo, a Argentina foi para cima e quase fez mais um gol aos 28 minutos, quando Verón chutou de longe e quase enganou Calero. Mas aos 33 minutos não teve jeito. Zanetti recebeu bom passe de Messi na direita e cruzou na medida para Riquelme virar o marcador de cabeça.
A partir daí, a seleção colombiana se perdeu em campo, resumindo-se a fazer faltas para tentar parar o adversário. Em uma delas, Riquelme bateu no canto esquerdo do goleiro adversário, voltando a deixar sua marca no confronto aos 43 minutos.
Na volta dos vestiários, a seleção argentina teve mais posse de bola e fazia o tempo passar. Mesmo assim, o time ainda ameaçava seus adversários, como aos 13 minutos, quando Diego Milito recebeu um cruzamento rasteiro de Cambiasso e tocou para o gol, mas parou em uma defesa de muito reflexo do goleiro colombiano.
Insatisfeito com sua equipe, o treinador Jorge Luis Pinto colocou Castrillón no lugar de Viáfara aos 16 minutos. A alteração deu certo aos 27 minutos, quando o atacante subiu bem na área em uma cobrança de escanteio e cabeceou com força para diminuir a desvantagem.
Aos 34 minutos, Castrillón quase fez mais um, mas ele cabeceou fraco e permitiu a defesa de Abbondanzieri. Cinco minutos depois, Arilaza viu o goleiro adversário adiantado e tentou de longe. A bola bateu no travessão e acabou saindo.
Mas, aos 46 minutos, Vargas foi expulso, deixando sua seleção com um homem a menos. Para piorar, Milito disputou uma bola na área e acabou encobrindo o goleiro adversário já nos acréscimos, fechando o placar no estádio José Encarnación.
Na próxima rodada, a Argentina enfrenta o Paraguai, enquanto a Colômbia mede forças com os Estados Unidos. Ambas as partidas serão realizadas em Barquisimento, na próxima quinta-feira.