Mesmo com um time misto e com um jogador a menos durante quase todo o segundo tempo, o Botafogo derrotou o Internacional por 3 a 2, neste domingo à tarde, no Estádio Beira-Rio, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.
Com dois gols de André Lima e um de Juninho, o Alvinegro carioca chegou aos três pontos na competição. Já o Colorado, que estreou o técnico Gallo e teve seus gols anotados por Alexandre Pato e Christian, permanece com zero pontos.
Na segunda rodada, no próximo final de semana, o time gaúcho joga fora de casa contra o Atlético-PR. Já o Botafogo recebe o Atlético-MG no Rio de Janeiro. Antes, porém, os cariocas jogam contra o Figueirense, na quarta-feira, pelas semifinais da Copa do Brasil.
A partida no Beira-Rio começou com as duas equipes forçando muito a marcação no meio-campo nos primeiros dez minutos. Atuando em casa, o Colorado chegou a pedir pênalti aos oito, quando Alexandre Pato tentou driblar Juninho dentro da área e a bola tocou no braço do defensor alvinegro. Um pouco melhor em campo, o time gaúcho conseguiu abrir o marcador aos 14. Após falta cobrada por Wellington Monteiro, a defesa do Botafogo viu parada e Pato apareceu sozinho para mandar para as redes.
Sem o trio ofensivo formado por Lucio Flavio, Zé Roberto e Dodô, o Botafogo tinha dificuldades para chegar com perigo ao gol de Renan. Os chutes de fora da área também pouco ameaçavam o arqueiro colorado. O time carioca ainda esbarrava nas muitas faltas que os gaúchos faziam para parar o jogo.
Na segunda metade do primeiro tempo, o Alvinegro cresceu um pouco. A primeira boa chance do Botafogo veio aos 28, quando Jorge Henrique cruzou da direita e André Lima desperdiçou ao mandar para fora. O mesmo atacante perdeu outra boa oportunidade dois minutos depois, novamente errando na finalização. À esta altura o Botafogo já fazia por merecer o empate, e ele surgiu aos 33 minutos, em falta bem cobrada por Juninho.
Após sofrer o empate, o Internacional acordou novamente na partida. Aos 36, Índio bateu de dentro da área e a bola acertou a trave de Júlio César; no rebote, Fernandão chutou para fora, mesmo livre na pequena área. Nos acréscimos da etapa inicial, Fernandão ainda perderia outra oportunidade de recolocar os gaúchos em vantagem.
Debaixo de uma chuva ainda mais forte, o Botafogo ficou com um jogador a menos em campo logo aos três minutos da etapa final, após Alex cometer falta violenta e ser expulso pelo árbitro Paulo César de Oliveira. Mesmo em desvantagem, o Alvinegro virou a partida aos sete, em gol de cabeça anotado por André Lima.
O Internacional resolveu partir para o tudo ou nada e colocou o meia Pinga no lugar do zagueiro Sidnei. A modificação, no entanto, abriu espaços na defesa colorada e, aos 13, aproveitando-se disso, André Lima foi lançado e tocou com categoria por cima do goleiro Renan para marcar um belo gol e aumentar a vantagem do Botafogo.
Sem alternativa, Alexandre Gallo resolveu então colocar o atacante Christian em campo. Pouco depois, o jogador foi lançado na área e girou para bater forte e marcar o segundo gol do Inter na partida.
A partir daí, o Botafogo abdicou de atacar e passou a ser defender como pôde para garantir a vitória. Diante da falta de criatividade do Inter para furar a retranca adversária, os três ponos ficaram mesmo com o time de General Severiano.