O Atlético-MG estréia no Campeonato Brasileiro, neste domingo, às 15 horas, contra o Náutico, no Mineirão. O Galo tem como objetivo se recuperar da semana atípica que teve. Após ser campeão estadual, o time perdeu o treinador Levir Culpi, para o Cerezo Osaka, do Japão, e deixou escapar a vaga na Copa do Brasil em um partida polêmica contra o Botafogo. Sendo assim, uma vitória se faz necessária neste fim de semana, que marca a volta de ambos à divisão de elite do futebol nacional.
O retrospecto está todo a favor do time de Belo Horizonte. Em 14 jogos em seus domínios contra os pernambucanos, foram 13 vitórias do Alvinegro e um empate, com 34 gols a favor e seis contra. No geral, os mineiros também levam a melhor. Foram 15 triunfos, quatro igualdades e seis derrotas para o Timbu. O ataque alvinegro marcou 45 e a defesa sofreu 26.
Para este jogo, o técnico interino, Tico deverá repetir o time que perdeu por 2 x 1 para o Botafogo, na quinta-feira, no Maracanã. O lateral-esquerdo Ricardinho deve iniciar o duelo, já que, mesmo recuperado de uma luxação no ombro esquerdo, Thiago Feltri ainda está se recuperando fisicamente.
Do outro lado, o Náutico volta à primeira divisão após ter participado pela última vez em 1995. O Timbu contratou reforços medianos para a disputa desta competição. Os maiores destaques são o zagueiro Marquinhos, ex-Corinthians, e o atacante Fábio Saci, que disputou o Campeonato Estadual e Copa do Brasil pelo Bahia. Contudo, ambos não devem iniciar este duelo.
Grande destaque do Alvirrubro nos últimos anos, o atacante Kuki promete muita determinação para dar trabalho aos zagueiros mineiros. Apesar dos 36 anos, o artilheiro garante estar em forma e diz que irá complicar a vida dos mais jovens.
Para este ano, o técnico Paulo César Gusmão aposta no entrosamento do veterano com o também atacante Felipe, na regularidade do lateral-direito Sidny e na segurança do goleiro Gléguer.