PUBLICIDADE

Times do interior disputam liga de vôlei em Cuiabá

PUBLICIDADE

Lançada na noite de quarta-feira, no auditório do Grupo Gazeta de Comunicação, a Liga Cuiabá de Vôlei Adulto começa a ser disputada dia 5 de maio, no ginásio do Sesc-Porto, na Capital e termina em junho. Este ano a competição volta a ter a parceria com o Grupo Gazeta para a divulgação do evento.

Na rodada inaugural estarão frente a frente as equipes da categoria masculina. Ás 14 h do dia 5, jogarão Fauc/Cin e Tangará da Serra, às 16h, Unicen/Primavera e Apecef/Cuiabá.

Completando a primeira rodada jogarão dia 6 (domingo), a partir das 8 horas no Verdinho, Fauc/Cin e Unicen/Primavera, às 10h Tangará x Apecef e às 14h30, Tangará x Unicen/Primavera. A tabela completa será divulgada amanhã pela Federação Mato-grossense de Voleibol.

“É a competição símbolo do voleibol mato-grossense. Tivemos uma final com duas mil pessoas no ginásio do Verdinho, com transmissão ao vivo pela TV Record para todo o estado e uma grande repercussão. O voleibol tem que ter qualidade para conquistar novos parceiros, como o Grupo Gazeta. As equipes vêm fortes e vão investir muito mais”, comentou Nicanor Lopes, presidente da FMTV.

A competição terá 12 equipes inscritas (7 na categoria masculina e 5 na feminina), entre elas a Associação Vilhenense de Vôlei (AVV), de Rondônia.

Na categoria masculina as equipes da Fauc/Cin, Tangará, Unicen/Primavera, Apecef compõe o Grupo ‘A’ e jogarão entre si, para apontar as duas melhores colocadas para o cruzamento olímpico nas semifinais com as duas melhores do Grupo ‘B’, formado pelos times da Unic, Sorriso e Juína.

Já na categoria feminina, as equipes da Associação Afirmativo, AABB/Athena, ICE, Fauc/Cin e AVV, jogarão entre si dentro um único grupo.

Para o diretor comercial do Grupo Gazeta, José Carlos Teixeira de Carvalho, que representou o superintendente João Dorileo Leal, no lançamento, “a parceria visa contribuir para o crescimento do esporte, uma tradição do grupo, fomentar a modalidade e revelar talentos, muitos dos quais saíram da Liga para disputar competições nacionais e até para defender a seleção brasileira.”

O secretário de esportes de Cuiabá, Pedro Luiz Sinohara, destacou a importância da parcerias das ligas junto às federações. “A Liga sempre é bem vinda, quando foi criada através da Lei Pelé, tinha o objetivo de fortalecer as modalidades e essa parceria com o Grupo gazeta, que tem um grande ‘know-holl’ no esporte, só fortalece o voleibol”, disse.

Paulo Robles, diretor técnico da federação de vôlei, lembrou que através da Liga, será possível os clubes vislumbrarem a possibilidade de buscarem apoio junto ao empresariado. “Vamos buscar apoio empresarial. A parceria com o Grupo Gazeta, mostrando a Liga, será fundamental para isso”, disse.

Equipes

Com exceção as mudanças ocorridas em algumas equipes da categoria feminina, que fizeram com que os elencos fossem bastante alterados, a Liga Cuiabá/2007 promete muito equilíbrio nesta temporada e a tônica da competição é um misto de equipes formadas por jovens atletas, todos residentes nas cidades sedes dos clubes, mescladas por experientes talentos.

Treinada pelo professor Ricardo Moura, a equipe da Unicen/Primavera, tem o time base treinando já há um ano. O time tem o apoio da prefeitura da cidade, mas a exemplo dos adversários, ainda não contratou nenhum reforço de outros estados. Geralmente as equipes preferem investir na reta final da competição, ao se depararem com a classificação.

“Acho que o nível técnico será muito bom. Todas as equipes estão num mesmo nível, alto mesmo. Não há favoritos”, comentou Ricardo Moura. Para o treinador, a transmissão ao vivo da Liga pela TV Record-Canal 10, e o apoio do Jornal A Gazeta, servirão de estímulo para os atletas. “Infelizmente o que temos visto ultimamente é muita divulgação para o ‘. Faltava essa força. Vai ser bom para todos”, concluiu.

Paulo César Souza será o treinador da Apecef – Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal, de Cuiabá. Afastada das competições oficiais há vários anos, a Apecef quer resgatar a tradição que sempre teve no esporte. A Liga surgiu como uma grande sacada.

“Todos os jogadores dessa Liga são experientes, se conhecem a tempo, Também acho que será uma competição muito equilibrada. Nós estamos voltando a ativa, mas o time está treinando a bastante tempo. Será um evento com grande motivação, devido cobertura da tevê”, disse.

Sorriso está de volta à Liga, desta vez treinado por Ronaldo Dias Ribeiro. Classificada para a Liga Nacional ‘B’, a equipe vê a competição como um ‘laboratório’. “Vamos treinar, preparar a equipe para a competição nacional”, disse o treinador. O time que tem o apoio da Associação Sorriso de Voleibol e da prefeitura, vem disputando competições na Região Norte e tem um ritmo de jogo, talvez melhor que os rivais. Mas Ronaldo admite que para disputar a Liga Nacional, a equipe deverá contratar de dois a três reforços.

Atual campeão da Liga masculina, a Unic, treinada pelo veterano Luiz Carlos Norbiato, manteve a base campeã em 2006. O time terá três novos atletas e é um dos favoritos. “Vamos tentar o bi”, disse Norbiato.

O folclórico Waltemir Aparecido Chocolate tenta ressuscitar a equipe feminina da AABB/Athena que marcou história no voleibol estadual. Afastada das quadras durante dois anos, devido a falta de parcerias com a iniciativa privada, a equipe luta para recuperar o prestígio. Para isso conta com a experiência e a competência de seu comandante. “Perdemos muitas atletas, só 4 ficaram, isso pesa e precisamos de um parceiro para continuar”, apelou o treinador, acrescentando. “Não dá para falar em título este ano. Há equipes em melhores condições que nós”, resumiu.

O arquirival de Chocolate também não terá vida fácil na Liga. Paulo Afonso continua a frente do Afirmativo/Conexão, que este ano perdeu suas principais atletas. Silvana operou a coluna 3e só volta às quadras sem 6 meses; Lívia sofreu uma lesão no tornozelo e depois extraiu o minisco; Maíza voltou para Aripuanã e Jobiane e Priscila deixaram o time.

“Consegui repor apenas três atletas, mas o time ainda não está completo”, declarou Paulo Afonso. Os novos reforços são as jogadoras Marcela, Ana Paula e Pâmela.

Mantendo a base de 2006, reforçada por atletas que ascenderam das divisões de base, a Fauc/Cin, treinada por Márcio Henrique Sobhie, vem forte. Sem ‘importar’ nenhum atleta o time masculino ainda tenta segurar a sua principal revelação: Harley, de apenas 16 anos e 2,04m. O gigante que já é disputado por grandes clubes do Rio e São Paulo, foi pré-convocado para a Seleção Brasileira Infanto Juvenil, deve disputar a Liga e despedir-se de Cuiabá em seguida. Agora é cruzar os dedos e descer o braço. Vai começar tudo de novo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

FMF divulga calendário de competições do futebol mato-grossense para próxima temporada

A Federação Mato-grossense de Futebol anunciou o calendário oficial...

Botafogo leva 3 do Pachuca e dá adeus ao Mundial de Clubes

O Botafogo foi derrotado pelo Pachuca por 3 a...

Fifa confirma sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034

A Fifa confirmou hoje, em reunião extraordinária do Conselho...
PUBLICIDADE