O São Paulo jogou muito mal, tomou novo susto, mas acabou sobrevivendo nesta quarta-feira. Após empate dramático com o Audax Italiano, por 2 a 2, no Morumbi, a equipe brasileira se classificou no sufoco para as oitavas-de-final da Copa Libertadores. Apesar de ter avançado, o Tricolor não conseguiu espantar a nuvem de pressão e desconfiança que segue sobre o Morumbi, desde a derrota por 4 a 1, diante do São Caetano, resultado que o eliminou do Paulistão.
Mesmo usando a formação que a torcida tem preferido, no 4-4-2, o time de Muricy Ramalho passou por péssimos momentos, foi mal na marcação e por muito pouco não foi nocauteado no segundo tempo.
Richarlyson e Aloísio marcaram os gols são-paulinos. Di Santo e Villanueva descontaram para o Audax Italiano. Por não ter conseguido vencer, o Tricolor ficou com a segunda colocação do Grupo 2 e deve enfrentar o Grêmio, de Porto Alegre, na fase de mata-mata do torneio sul-americano.
O Audax começou ousando, mas logo o Tricolor aproveitou sua melhor qualidade técnica. Aos seis minutos, em uma jogada rápida, Aloísio ajeitou de cabeça para a chegada de Richarlyson. O volante carregou a bola com tranqüilidade e bateu cruzado na saída do goleiro Peric.
O são-paulino comemorou bastante, novamente com uma dança especial, bem ao seu estilo. Em vantagem no marcador, Muricy Ramalho observou seu time render um pouco melhor no 4-4-2.
Apesar de continuar tendo problemas para chutar em gol, o centroavante Aloísio ao menos voltou a participar mais do jogo, fazendo o pivô e dando bons passes. Desta vez, o time paulista manejou um pouco melhor o jogo no primeiro tempo, neutralizando o fraco adversário e criando novas chances de gol no ataque.
Mesmo estando longe de fazer uma grande apresentação, o Tricolor mostrou uma movimentação diferente daquela do duelo com o São Caetano no sábado, quando a equipe continuou atacando, mesmo estando na frente do placar e precisando apenas do empate.
Com o meio-campo mais compacto, o São Paulo se expôs pouco e o Audax chegava esporadicamente sem muito perigo. Aloísio fez bonita jogada, girou e bateu no gol. A bola passou perto.
No segundo tempo, o Tricolor voltou muito mal e conseguiu dar espaço para o adversário chileno. Aos 15 minutos, em um contra-ataque rápido, o Audax disparou pela direita e cruzou. A bola passou por toda a defesa e foi parar nos pés do argentino Di Santo.
Após o susto, os jogadores brasileiros ficaram afobados e erraram muitos passes. A calma só voltou a reinar no Morumbi, aos 22 minutos, quando Souza cruzou na medida. Aloísio se antecipou e, usando a cabeça, acabou com o jejum que já durava 16 jogos.
A festa do centroavante durou pouco porque quatro minutos depois, o Audax empataria a partida novamente, após confusão na área são-paulina. Moya cruzou para trás e Villanueva chutou para o fundo das redes.
O São Paulo, no desespero, se limitou a levantar bolas na área adversária. Rogério Ceni cobrou falta no canto, mas o goleiro Peric defendeu. O Audax Italiano acabou desclassificado, mas deixou sua marca na competição ao complicar as coisas para o time brasileiro.