Alguns jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014 deverão ser realizados em Cuiabá, caso o Brasil seja confirmado como país sede do evento pela Fédération Internationale de Football Assocation (Fifa). A declaração foi feita por ele ontem à noite, no estádio “Governador José Fragelli” (Verdão), durante a visita do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, ao estádio.
Segundo Ricardo Teixeira, a visita oficial tem como objetivo informar ao governador que Cuiabá está entre as 18 cidades candidatas a sediar jogos da Copa no Brasil. “Dessas 18, 12 serão escolhidas. Então eu trouxe ao governador o caderno de encargos contendo as exigências da Fifa para que ela figure entre as escolhidas”, afirmou o dirigente.
Ricardo Teixeira informou que, atualmente, nenhum estádio brasileiro está dentro das normas exigidas pela Fifa para realizar jogos, por isso é que é que no dia 9 de maio a CBF e representantes da Fifa realizarão um simpósio no Rio de Janeiro, que reunirá representantes de todas as cidades candidatas, onde serão informados sobre o que deve ser feito em relação à infra-estrutura nessas cidades para que estejam aptas a receber jogos da Copa. Finalmente, no dia 31 de maio as propostas serão entregues à CBF e à Fifa.
“Não é só reforma ou construção de um novo estádio, tem que haver também a vontade política do governo do Estado e da prefeitura, a melhoria da rede hoteleira e outros fatores importantes que devem ser levados em conta”, observou o governador.
Para ele, Mato Grosso tem grande e diversificado potencial turístico. Um deles é o Pantanal, que estará em evidência e divulgado para milhões de pessoas no mundo inteiro que acompanham a Copa. ”Vamos fazer da nossa parte o possível e o impossível para trazer para cá os jogos da Copa de 2014. E acho que o esforço tem que ser total, numa parceria com a Prefeitura, iniciativa privada e todos que puderem ajudar neste objetivo”, enfatizou Maggi.
O governador disse esperar a divulgação para o mundo das potencialidades turísticas de Mato Grosso não só para o dia das partidas, mas para depois delas também, e isso também vai significar retorno financeiro para o Estado.
Acompanharam com o governador a visita do presidente da CBF os secretários Baiano Filho (Esporte e Lazer), Vilceu Marcheti (Infra-estrutura), José Carlos Dias (Comunicação Social), além do prefeito da Capital, Wilson Santos, e o presidente da Federação mato-grossense de Futebol (FMF), Carlos Orione.