Sem Edmundo, seu principal jogador e artilheiro, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o Palmeiras entrará no gramado do Walter Ribeiro, em Sorocaba, às 21h45 desta quarta-feira com uma dupla missão: vencer o São Bento e “colar o ouvido no rádio”.
Bater o time de Sorocaba é fundamental para manter vivo o sonho de conquistar a última vaga restante às semifinais do Campeonato Paulista. Prestar atenção no “rádio”, no entanto, faz parte do plano de secar o Bragantino, que no mesmo horário receberá o Barueri no estádio Marcelo Stefani.
Caso o time de Bragança conquiste os três pontos, o Palmeiras poderá golear o São Bento que, mesmo assim, ficará de fora da fase final do Paulistão. “Não é a situação que esperava, mas estamos vivos”, sintetizou o técnico Caio Júnior, que levou o time para se concentrar em Itu e quer foco total na partida, mesmo sabendo que será difícil se desligar do jogo de Bragança.
O comandante passou por situação semelhante no último Campeonato Brasileiro, quando ainda treinava o Paraná Clube. E deve adotar a mesma tática no Walter Ribeiro. ‘O Paraná jogava contra o São Paulo e disputava a vaga na Libertadores com o Vasco , que jogava contra o Figueirense no mesmo horário. Os dois jogos terminaram empatados e nos classificamos, mas só a comissão técnica sabia o resultado. Vai depender muito do momento’, avisou.
O atacante Osmar avisou que gostaria de saber do que estará acontecendo no gramado do Marcelo Stefani, em Bragança. ‘Se o Bragantino estiver perdendo e a gente ganhando de 1 a 0, será bom saber, pois não precisaremos sair correndo atrás de uma goleada. Eu acho legal saber quanto está o outro jogo’.
O volante Pierre, um dos homens de confiança do treinador, confessou que será difícil jogar sem se preocupar com o resultado da outra partida, mas prometeu empenho máximo na busca pelos três pontos em Sorocaba.
“O Caio (Júnior, treinador) passou para a gente bastante otimismo, disse que ainda estamos vivos na competição apesar de não depender apenas das nossas forças. Vamos fazer nosso papel contra o São Bento e torcer contra o Bragantino”, comentou.
Em campo, o time estará diferente. O escolhido para substituir Edmundo foi Marcelo Costa. Com isso, Valdívia passará para o setor ofensivo, formando dupla com Osmar. ‘Ele não é volante, é meia. Faz bem o lado do campo e a recomposição. Com isso, o Valdívia terá mais liberdade para jogar’, explicou Caio Júnior.
As outras alterações estarão na defesa. Na zaga, Dininho retorna em lugar de Nen, enquanto na lateral esquerda, o jovem Valmir ganha chance no lugar de Leandro. ‘O Leandro é um jogador inteligente taticamente e estava satisfeito com ele, mas o Valmir é diferente. É uma opção a mais de velocidade’, explicou.
O time da casa está em situação desesperadora. Depois de começar vencendo o São Caetano e colocar a cabeça para fora d’água, o time de Sorocaba levou a virada do Azulão e tem 71% de chances de cair para a Série A-2, segundo cálculos do matemático Tristão Garcia.
Décimo oitavo na tabela, o São Bento terá que vencer o Verdão e torcer para que América e Sertãozinho tropecem para permanecer na elite. “Temos de acreditar até o final”, sintetizou o técnico Abelha.