O Grêmio não teve problemas para assegurar a primeira colocação na Chave 2 do Campeonato Gaúcho. Nesta quarta-feira, o Tricolor gaúcho bateu de virada o São José de Cachoeira do Sul por 4 a 1, no Olímpico, e determinou a queda do adversário para a segunda divisão estadual. A partida foi válida pela última rodada da primeira fase da competição.
No gramado, o jogo começou morno, mas o Grêmio conseguiu se impor e criou as melhores chances. Contudo, como no ditado “quem não faz, toma”, o time de Mano Menezes – que esteve ausente do Olímpico devido a um julgamento na Federação Gaúcha – sofreu primeiro o gol. Aos 30 minutos, o São José avançou pela direita e Manga arriscou o chute. A bola ficou com Gilian, que só teve o trabalho de completar para as redes.
No segundo tempo, porém, o Grêmio voltou disposto a conseguir o resultado. Dessa forma, o time foi ao ataque e precisou de apenas sete minutos para igualar o placar. Carlos Eduardo aproveitou falha da defesa adversária e recebeu de Tuta na área, chutando no canto esquerdo do goleiro Márcio. Oito minutos depois, Lucas aproveitou cruzamento de Tcheco e, livre, cabeceou para virar o placar no Olímpico.
Com a virada, o São José não se encontrou mais em campo e permitiu que o Grêmio construísse a goleada. Assim, aos 39, Tcheco levantou para Schiavi, que acabou derrubado dentro da área: pênalti. Na cobrança, Tuta manda para as redes e anota o terceiro do time da casa na partida. Na seqüência, o São José expressou todo seu descontrole e teve dois jogadores expulsos: Odair e Duti, ambos por reclamação.
No final, o Grêmio consolidou sua classificação e a queda do São José com mais um gol. Aos 47, Willian Magrão avançou em velocidade pelo meio de campo e toca para Diego Souza, que chutou na saída do goleiro e consolidou o resultado positivo de 4 a 1 diante da torcida tricolor. O primeiro lugar da chave, aliás, garantiu o Grêmio diretamente nas semifinais do Estadual. O segundo e terceiro colocados do grupo disputarão a segunda fase.