Em situações diferentes, os times brasileiros vão a campo para mais uma semana de disputa da primeira fase da Copa Libertadores. Enquanto o São Paulo busca a melhorar sua classificação na tabela do Grupo 2 e ficar mais perto da classificação para a segunda fase, Flamengo e Santos jogam com a vaga dos Grupos 5 e 8, respectivamente, asseguradas.
O Tricolor paulista, por exemplo, terá a chance de devolver no Morumbi a derrota sofrida no México, há duas semanas. O resultado negativo fora de casa, aliás, fez com que a equipe caísse para a terceira colocação da chave com quatro pontos, atrás apenas dos chilenos do Audax Italiano (7) e dos próprios mexicanos do Necaxa (9).
Já o Flamengo, que vem de duas vitórias sobre o Paraná Clube, quer manter a primeira colocação da chave diante do Maracaibo, também na quarta-feira. O resultado positivo é considerado fundamental para as pretensões do time carioca de conseguir uma boa colocação geral, o que definirá os confrontos das oitavas-de-final.
Na mesma situação está o Santos, que depois de conseguir a classificação antecipada diante do Gimnasia e Esgrima na última rodada, só pensa em melhorar a posição geral. Para isso, encara o vice-líder Defensor Sporting no Uruguai. A partida vale a defesa da liderança, já que caso o time de Wanderley Luxemburgo perca o adversário deve assumir a ponta.
Pelo mesmo grupo, Deportivo Pasto e Gimnasia e Esgrima se encaram na Colômbia pela reabilitação no certame. A partida custará ainda ao perdedor o “adeus” a competição com duas rodadas de antecedência, já que o time colombiano segue sem somar pontos e o argentino tem apenas três.
Além do Gimnasia, outro argentino também briga pela reabilitação. Com cinco pontos ganhos e na lanterna do Grupo 6, o River Plate encara o Caracas precisando vencer para alcançar a ponta de uma das chaves mais equilibradas do torneio, que tem o Colo Colo como líder isolado, com nove pontos. Na seqüência está o Caracas, com seis pontos, enquanto LDU e River vêm atrás com cinco. O Colo Colo conseguiu a posição ao vencer a LDU por 4 a 0 na terça-feira, no Chile.
Em outro jogo já finalizado, válido pelo grupo 4, o Nacional de Montevidéu derrotou em casa o Emelec por 3 a 1 e chegou a sete pontos, encostando no líder Vélez Sarsfeld (oito). O time uruguaio também abre três em relação ao Internacional, ‘obrigando’ os brasileiros a conseguir um resultado positivo na próxima semana diante dos argentinos para que continuem na competição. Os equatorianos seguem na lanterna da chave, com três pontos.
Além de River Plate, outros dois argentinos também entram em campo nesta rodada, ambos fora de casa. Em partida válida pelo grupo 1, o Banfield foi a Quito, no Equador, e passou pelo Emelec por 1 a 0. Com o resultado, a equipe visitante se manteve na segunda colocação da chave, agora com nove pontos – um a menos do que o líder Libertad e três a mais do que o terceiro colocado America-MEX, que se enfrentam na próxima semana. O time anfitrião, por sua vez, segue na lanterna com apenas um ponto. Já em Cuzco, o Cienciano recebe o Boca Juniors, em partida válida pelo grupo 7.