A festa do milésimo gol de Romário está adiada. Mesmo assim a torcida do Vasco teve motivos para comemorar neste domingo, quando a equipe derrotou o Flamengo por 3 a 0, no Maracanã.
Com o Baixinho marcando um gol e chegando aos 999 – os outros foram anotados por Leandro Amaral e Abedi – o time chegou aos nove pontos e segue na liderança do Grupo B da Taça Rio. Já o Rubro-Negro segue com apenas três no Grupo A.
Depois de uma árdua batalha para que o árbitro conseguisse retirar a multidão de repórteres do campo, o Flamengo começou melhor na partida e ameaçou com chutes de Roni e Souza, ambos defendidos por Cássio.
O Vasco acordou e criou duas boas chances. Aos oito, Abedi arriscou de fora da área e Bruno se esticou para espalmar para escanteio. Na cobrança a bola chegou à cabeça de Dudar, que mandou rente à trave do goleiro rubro-negro.
Apesar disso, o Rubro-Negro tinha maior domínio de bola e controlava principalmente o meio-campo, onde Morais era figura apagada pela equipe cruzmaltina. Aos 20, Souza quase abriu o placar para o Flamengo, mas Cássio conseguiu abafar a conclusão do adversário.
Efetivado como titular no lugar do argentino Dário Conca, Abedi era um dos poucos lúcidos no Vasco. O jogador fez boa jogada individual aos 31 minutos e assustou Bruno com um chute de fora da área. Sumido até então na partida, Romário finalizou pela primeira vez aos 35 minutos, mas sua cobrança de falta passou longe da meta adversária. A esta altura, o Vasco já equilibrara as ações e, aos 37, Leandro Amaral desperdiçou boa oportunidade, mesmo livre na área. O atacante, no entanto, se redimiu aos 42 quando recebeu de Wagner Diniz e bateu forte para colocar o Vasco em vantagem.
Ao invés de iniciar o segundo tempo se defendendo, o Vasco foi ao ataque logo aos três minutos e marcou seu segundo gol, após Abedi tabelar com Leandro Amaral e bater sem chances para o goleiro adversário.
A situação se complicou para o Flamengo aos 14 minutos, quando Leonardo Moura acertou carrinho por trás em Morais e acabou expulso pelo árbitro. Com um a menos em campo, o Rubro-Negro quase levou o terceiro aos 16, mas Bruno evitou o gol de Leandro Amaral. Pouco depois, Romário teve boa chance aos 19, mas desperdiçou ao dominar errado dentro da área.
Mesmo em busca do milésimo gol, Romário não deixava de trabalhar também servindo aos companheiros. Com bons passes, o Baixinho deixou Sandro e Wagner Diniz com oportunidades de marcar, mas ambos chutaram em cima de Bruno.
Em sua função original, Romário não perdoou. Aos 33 minutos, o Baixinho recebeu cruzamento de Renato e mandou para as redes, anotando o gol de 999 de sua carreira.
Com o jogo garantido, Renato Gaúcho tratou de tentar ajudar Romário a marcar o milésimo, tirando o lateral-esquerdo Sandro e o meia Abedi para as entradas do atacante André Dias e do meia Conca. A grande oportunidade veio aos 43, quando Conca colocou Romário livre na área, mas o goleiro adversário evitou o feito do Baixinho, defendendo com os pés. O milésimo não veio sobre o rival, mas a torcida do Vasco deixou o Maracanã festejando e gritando olé. Nem a expulsão de Fábio Braz nos acréscimos atrapalhou a comemoração pela vitória.