O Corinthians cumpriu seu objetivo na noite desta quarta-feira e garantiu a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil ao vencer o Treze-PB por 2 a 0, em Campina Grande. Mesmo sem apresentar um futebol de encher os olhos, o Timão contou com a estrela de seus volantes para assegurar o resultado positivo.
Magrão abriu o placar no primeiro tempo, e Marcelo Mattos definiu na etapa complementar. Como venceu por dois gols de diferença, o time paulista despachou o adversário e acabou com a necessidade de disputar um jogo de volta em São Paulo.
O resultado acabou também com o tabu histórico do Timão contra o time paraibano. Até a partida desta quarta, o time paulista havia empatado os quatro compromissos contra o Treze.
Além de quebrar o jejum contra a equipe de Campina Grande, o Corinthians também conseguiu finalmente encaixar uma nova seqüência de duas vitórias consecutivas, já que vinha animado por um triunfo contra o Bragantino. A última vez em que conseguiu dois triunfos seguidos aconteceu no início do mês passado (sobre Guaratinguetá e Rio Claro).
Na próxima fase, o Corinthians encara o vencedor do duelo entre Náutico e Paysando. Porém, antes disso, o time de Emerson Leão volta a pensar no Paulistão. No domingo, o Timão encara o Noroeste, no Pacaembu.
O Corinthians entrou em campo com mudanças nas duas laterais. Leão colocou Rosinei na direita e Carlão na esquerda, ambos voltando de contusão, mas a primeira boa chance do Timão saiu em jogada de bola parada. Roger cobrou falta da meia-direita, mas Érico fez boa defesa.
A equipe da casa respondeu em jogadas de bolas aéreas, que foram afastadas pela defesa corintiana. Aos nove, Amoroso fez jogada individual na intermediária e bateu, mas a bola desviou na zaga e caiu nos pés de Roger, que deu um toque por cima do goleiro. Rosinei, então, apareceu para completar de cabeça para as redes, mas o árbitro anotou impedimento.
Em um jogo truncado e com número excessivo de faltas, as duas equipes tiveram chances de lances de bola parada. Em oportunidade na intermediária, o zagueiro Weverson cobrou com força, mas para fora. Do outro lado, Amoroso recebeu no meio da zaga e rolou para Carlão, que foi travado no momento da finalização.
Em mais uma cobrança de falta, Saulo obrigou Marcelo a fazer boa defesa. Em um momento fraco tecnicamente do jogo, o único meia de ofício do Corinthians, Roger, sofreu um estiramento muscular e precisou deixar o campo. Willian, então, ganhou sua oportunidade.
Aos 35 minutos, o Corinthians abriu o placar em Campina Grande. Willian cruzou na medida da direita e Magrão cabeceou sozinho para as redes. No lance seguinte, foi a vez de o volante deixar Willian na cara do gol, mas o meia finalizou para fora. Com a desvantagem no marcador, o técnico Arnaldo Lira sacou Paulinho Macaíba para a entrada de Normando.
Mas o último lance de perigo da etapa foi do Corinthians. Amoroso recebeu cruzamento da esquerda e bateu em cima da zaga. No intervalo, Arnaldo Lira sacou Marquinho Mossoró para a entrada de Andrade. Porém, logo no início da etapa, o técnico Leão teve mais um problema em sua equipe. O atacante Arce sofreu contusão muscular e cedeu seu lugar para Wilson.
O Timão quase ampliou a vantagem em jogada aérea, mas a defesa afastou antes de Gustavo arrematar. O Treze seguiu buscando um gol para igualar o placar, mas quem teve chance foi o Corinthians, em cobrança de falta que Amoroso mandou para fora.
Mas o Corinthians conseguiu ampliar a vantagem aos 24 minutos do segundo tempo. Amoroso levantou bola na área e Marcelo Mattos completou com um forte chute. Instantes depois, Amoroso e Émerson se desentenderam e receberam o cartão vermelho.
Nos últimos minutos do jogo, Rosinei e Marcos também foram expulsos. O Treze ainda buscou um gol para evitar a eliminação precoce, mas não conseguiu superar o goleiro Marcelo.